Home Notícias Nasce o Pro Tour, fusão do Mini Tour e CBG Pro Tour
0

Nasce o Pro Tour, fusão do Mini Tour e CBG Pro Tour

0
0

pro-tour-bastos-teresa-godoy-4-300x200Dando continuidade ao processo de desenvolvimento do golfe profissional brasileiro, a Confederação Brasileira de Golfe (CBG) e o Mini Tour Profissional de Golfe (MTPG) anunciam a fusão do CBG Pro Tour e do MTPG para a criação do ProTour, circuito brasileiro de golfe que será coordenado diretamente pelos profissionais de golfe brasileiros e, também, para a criação do Ranking Profissional ProTour.

Desde 2014, a CBG apoia o Mini Tour Profissional de Golfe. Os primeiros colocados do circuito tinham isenção na inscrição nos campeonatos do CBG Pro Tour e ganhavam benefícios como utilização dos serviços do preparador físico da CBG e dos técnicos regionais.

A consolidação, que já vinha sendo discutida pelas partes, resulta em um calendário inicial de dez etapas disputadas ao longo do ano – quatro delas já realizadas. O profissional Ronaldo Francisco venceu a etapa do Bastos Golf Clube, com 139 tacadas (68/71), disputado na sexta-feira. O vice-campeão foi Helio Cacimiro, com 144 (74/70), seguido por Philippe Gasnier, Marcos Silva e Fabio Ferreira da Silva, empatados em terceiro com 146 tacadas.

Novos torneios poderão ainda ser acrescentados ao calendário, inclusive para a Serie Desarrollo (Série de Desenvolvimento) do PGA Tour Latinoamérica.

Além de Bastos, já ocorreram etapas no Costão Golf (SC), Ipê Golf Club (SP) e Royal Golf Residence (PR). Estão previstos torneios na Quinta do Golfe (SP), Pine Hill Golf Club (PR), Londrina Golf Club (PR), Clube Curitibano (PR), Terras do Golfe (MS) e Belém Novo Golf Club (RS).

O ProTour será liderado por Marcos Silva, um dos idealizadores do MTPG, e contará com o apoio técnico da CBG. A entidade também dará apoio para a obtenção de patrocínios através de projetos incentivados.

O Ranking Profissional ProTour será utilizado pela CBG para a obtenção de benefícios como o Bolsa Atleta, programa do Ministério do Esporte, que é o maior programa de patrocínio individual de atletas no mundo. Ao final da temporada, serão descartados os quatro piores resultados de cada profissional para o calculo do Ranking Profissional ProTour anual. O ranking atualizado será divulgado ainda esta semana.

Evolução do circuito profissional

Em 2011, a Confederação lançou o CBG Pro Tour, em parceria com a IMM. Em 2012, o Aberto do Brasil, que este ano chega à sua 63ª edição, passou a fazer parte do calendário do PGA Tour Latinoamérica e a valer pontos para o ranking mundial, além de ser uma importante porta de entrada para Web.com Tour.