Home Notícias Especiais Revezes e sucessos: conheça a história da lenda viva Tiger Woods
0

Revezes e sucessos: conheça a história da lenda viva Tiger Woods

0
0

por_ Fulvio Golob e Andrea Vercelli

A carreira de Tiger Woods explica por si o fato dele ser considerado uma figura lendária para o esporte. Mesmo após um longo período com problemas, tanto na vida privada quanto na profissional, reafirmou seu nome na história e conquistou um lugar no Olimpo do Golfe. Poucos atletas no mundo, de qualquer modalidade, podem se gabar de uma carreira tão surpreendente e vitoriosa como a de Tiger Woods.

Não poderia haver lugar melhor do que Augusta National Golf Club, na Geórgia (EUA) para celebrar a vitória de uma lenda de todos os tempos. Se ele já ocupava um lugar de prestígio, agora, com a conquista do seu 15º Major, entrou de vez no Olimpo do Golfe. O golfista encerrou um jejum que durou 11 anos sem a consquita de um Major – o último havia sido o US Open, em 2008.

A expectativa agora é em relação à capacidade do golfista de dar sequência ao bom momento e se tornar o maior ganhador de todos os tempos no esporte. A sua frente, estão nada menos do que, Jack Nicklaus, com 18 Majors e Sam Snead, detentor do recorde absoluto de títulos no PGA Tour, são 82. Tiger conta com 81.

O feito do atleta norte-americano é considerado um milagre esportivo quando se analisa as diversas polêmicas vividas por ele durante os últimos anos. Em 2017, no jantar dos campeões do Augusta daquele ano, o próprio Tiger dizia que não tinha muita esperança de voltar a jogar. Os problemas nas costas dificultavam, por exemplo, o simples ato de ficar em pé. Uma partida de golfe nessas condições seria impossível.

As esperanças foram restabelecidas após uma cirurgia complexa, que envolveu a fusão de vértebras da coluna. A partir daí, o que se viu foi o retorno, mesmo que aos poucos, de um profissional ímpar como Tiger sempre foi.

Nesse recomeço, o objetivo de Tiger sempre foi um só: voltar a vencer um Major. Nada melhor do que realizá-lo no Augusta, mesmo lugar onde sua carreira de sucesso começou, nos idos anos de 1997. Aos 43 anos voltou a colocar na fila os melhores atletas do golfe mundial. Um a um, seus adversários levantaram a bandeira branca e respeitosamente baixaram a cabeça, deixando o palco para o retorno da lenda.

Com a humildade dos grandes e dedicação ao trabalho que nunca o abandonou, voltou a treinar e reconstruiu a técnica refinada do seu jogo. Entre agosto de 2015 e janeiro de 2018, Tiger jogou apenas um torneio e seu nome não figurava nem entre os 1000 melhores do ranking mundial. Hoje, o vencedor do Masters de Augusta de 2019 ocupa o 6º lugar.

A Golf & Turismo traz um especial sobre toda a trajetória de Tiger Woods no esporte e as desventuras enfrentadas na vida privada. Do primeiro Augusta, lá em 1997 ao último, agora em esse ano, foram 22 anos. Durante todo esse tempo o mundo acompanhou a transformação do mito em uma lenda. A cor verde indica os sucessos e problemas enfrentados na carreira; a vermelha, na vida privada.