Durante quatro dias (incluindo o dia 1º, reservado ao treino), o Alphaville Graciosa Clube, de Pinhais, reunirá os melhores juvenis do Brasil e da América do Sul, que buscam vaga para a final mundial do circuito de golfe juvenil criado pelo campeão britânico Sir Nick Faldo.
Nesse período, os jovens terão contato, por exemplo, com Keith Wood, treinador de Faldo desde 2004 e ganhador do prêmio Top 25 Golf Instructor do Reino Unido da revista Golf Monthly Magazine. Ele estará presente ao evento e estará à disposição dos juvenis para dar clínicas de golfe.
Wood também oferecerá um treinamento a profissionais e professores de golfe e uma clínica aos sócios do Alphaville Graciosa Clube.
De quinta a domingo, o novo coach nacional da CBG, Luiz Felipe Miyamura, atenderá os juvenis que quiserem passar por uma avaliação nos equipamentos Flightscope e SAM PuttLab, ambos adquiridos pela CBG em convênio com o Ministério do Esporte.
Sobre o torneio – As principais categorias da competição são até 21 anos, até 18 anos e até 16 anos, no masculino, e até 21 anos e até 16 anos, no feminino. Os campeões de cada uma delas ganham o direito de representar o continente na Final Mundial do Faldo Series, a Grand Final, que será disputada em local a ser anunciado.
No ano passado, Herik Machado (RS), campeão geral por dois anos consecutivos, e Lauren Nunes Grinberg (SP), campeã da categoria feminina até 16 anos, se classificaram para a final mundial. Herik foi campeão da categoria de até 21 anos e vice-campeão da geral na final, disputada na Inglaterra, e Lauren foi 9º colocada.
Haverá também em Pinhais a disputa do Faldo Mini Series 2017, um incentivo aos jovens golfistas a participar de um evento internacional. No masculino, haverá a categoria de até 13 anos e de até 11 anos; no feminino, de até 13 anos. Essas categorias não concorrem à viagem para o Faldo Series Grand Final.
O Faldo Series South America Championship é organizado pela CBG e pela Faldo Series, com apoio do Alphaville Graciosa Clube e da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe. O torneio conta também com apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com recursos da Lei Agnelo Piva.