Home Notícias O fair play é a base dos valores fundamentais do golfe
0

O fair play é a base dos valores fundamentais do golfe

0
0

por_ Marco Frenette

A forte ligação entre a ética e o golfe se revela até na forma como as regras foram e são escritas. Nas 13 regras inaugurais de 1774, já encontramos palavras como “honestly” e “lying”, num contexto que lembra ao esportista a importância de ser honesto e não mentir. Também são constantes as expressões afirmativas como “you must” (você deve), no sentido de haver uma obrigação moral na forma de se comportar em campo. Outro aspecto muito conhecido dessa ligação intrínseca é a liberdade que o golfista amador tem de preencher seu próprio cartão de escore e apresentá-lo a sua federação para efeitos de cálculo de seu nível de jogo.

As coisas são assim porque o golfe é uma forma de transmitir aos seus praticantes valores éticos e morais. Ao jogar respeitando integralmente as regras e seus adversários, o jogador desenvolve valores como integridade, autoestima e senso de justiça. O fio condutor de todas essas evoluções é o fair play, que é um conjunto de valores éticos que norteiam o comportamento em campo.

O conceito de fair play foi formulado pelo francês Pierre de Coubertin, o pai dos Jogos Olímpicos modernos. Porém, Courbertin não tirou esse conceito do nada. Ele apenas seguiu uma longa tradição que remonta aos valores dos jogos da Grécia Antiga, os quais terminaram influenciando os torneios de cavaleiros da Idade Média que, por sua vez, se refletiam no código de honra da aristocracia inglesa do século 19.

Em sentido restrito, fair play é definido como “espírito esportivo” ou “jogo limpo”. É diretamente ligado ao cumprimento de todas as regras e regulamentos de uma competição. São obrigações indiscutíveis, e, se há discussão, nunca é no sentido de descumpri-las, mas sim de cumpri-las da maneira mais justa possível.

De forma mais ampla, fair play significa que o jogador recebeu, anteriormente à sua condição de golfista, uma educação moral e ética que o impede de jogar fora das regras ou usando qualquer artifício indigno ou ilícito. Para o jogador nessas condições, não é o fair play que o obriga a jogar dentro das regras, pois isso está implícito, e a vitória só tem valor e é desejável se for estritamente dentro das regras e competindo com adversários de seu nível.

Valores do esporte
Com origem nos valores cavalheirescos da aristocracia inglesa do século 19, o golfe divulga e promove oito características fundamentais: respeito, honestidade, moderação, coragem, senso de justiça, lealdade, amizade, autocontrole.

As regras possuem estreita relação com os valores cavalheirescos que estão na origem deste esporte e dão norte ao comportamento do golfista