Fefê Kireeff e Marina Leo garantiram a dobradinha da casa no Fazenda da Grama / Foto: Thais Pastor/F2 Assessoria
Motivos para comemoração foi o que não faltou para o Fazenda da Grama Country & Golf Club que realizou seu 14º Aberto nesta sexta-feira e sábado, dias 29 e 30 de abril, em Itupeva (SP), com patrocínio da Lifetime Family Office e apoios da MetLife e Degusta Club: Fefê Kireeff e Marina Leo garantiram a dobradinha da casa ao levar os dois principais título do torneio, e todos os 96 jogadores de 23 clubes de três estados (SP, RJ e SC) só tiveram elogios para a organização do evento e para qualidade do campo, que teve todos seus greens renovados e o percurso ampliado para mais de 7 mil jardas.
O maior destaque do 14º Aberto da Fazenda da Grama Lifetime foi a vitória de ponta a ponta de Fefê Kireeff, que aos 15 anos, colocou seu nome ao lado do dos grandes campeões do golfe brasileiro que já venceram na Grama, como Roberto Gomez, Pepê da Costa Lima e Felipe Almeida, no masculino, e Ruriko Nakamura e Lúcia Guilger, no Feminino. Pepê, que defenderia o título, mas não pode jogar este ano, fez questão de ir ao clube para entregar o cobiçado troféu de campeão, uma bela bandeja de prata, a Fefê.
Vitória
Fefê começou o dia vencendo por três tacadas e venceu pela mesma margem, mas a vitória não foi fácil. O campeão tomou um susto no final da primeira metade do campo, quando fez um quádruplo bogey-7 no traiçoeiro buraco 8, de par 3, o segundo do “Amen Corner” da Grama, que tem seu green encravado dentro do grande lago central do clube. Com isso, permitiu que Valdir Dezan, de 71 anos, que vinha fazendo o jogo de sua vida, passasse à frente por uma tacada, embora por pouco tempo, uma vez que Fefê retomou a liderança para vencer com 162 (77-85) tacadas. Valdir cansou nos buracos finais, errou muito e terminou em oitavo na geral.
O título foi a consagração de Fefê, juvenil revelado no Fazenda da Grama, que vem se destacando no Brasil Kids Golf Tour. Fefê, que treina com o profissional Kevin Bulman, do PGA of America, head-pro da Grama, está agora preparando-se para voos mais altos. Ele vai jogar o Mundial Teens em Pinehurst, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos e, sem seguida, passar seis meses lá, estudando e treinando golfe na IMG, uma das academias de golfe mais famosas do mundo. “Só assim eu vou poder conciliar meus estudos com o treino de golfe de mais alto nível”, diz Fefê, que pretende fazer faculdade nos EUA e, se possível, virar profissional.
Mais destaques
Os troféus de vice-campeão e de terceiro lugar na scratch foram decididos nos critérios de desempate depois que cinco jogadores empataram em segundo, com 165 tacadas. Sergio Fernandes (84-81), do Fazenda da Grama foi o vice-campeão, enquanto Alexandre Martins (84-81), terminava em terceiro.
Luis Vasconcelos, o Lula, do Santapazienza GC, e o juvenil Gabriel Ueda, da Grama, que também somaram 165 ficaram sem troféu na scratch, mas foram os melhores da categoria com handicap índex até 7,9. Outro empatado com 165 na geral foi Luiz A. P. Almeida, o Gugu, do São Paulo Golf Club. Lula foi campeão entre os de handicaps mais baixos, com 143 (74-69) tacadas, uma acima do par, seguido por Gabriel Uyeda, com 143 (72-71) e por Valdir Dezan (69-76).
Handicaps
Na categoria de 8 a 15,4 venceu Fernando Lomonaco, um dos maiores ganhadores de troféu da história do Aberto da Grama, com 145 (73-72) tacadas, uma acima do par, que é 71 para os jogadores de handicaps mais baixo (tees verdes) e 72 para os demais. Fabio Jorge, da Fazenda São João da Boa Vista, um dos líderes do primeiro dia foi o vice-campeão, com 146 (71-75), seguido por Cássio Filizola, do Clube de Campo, o outro líder da véspera, que terminou em terceiro, com 148 (71-78). Mauricio Azevedo (75-74) e David Lee (74-75) empataram em quarto, a uma tacada da zona de premiação.
Na 15,5 a 23, disputada na modalidade stableford, os três primeiros lugares foram decididos nos critérios de desempate. Maurício Mendes deu mais um título para o Fazenda da Grama ao vencer com 67 (31-36) pontos. Flávio Larini, do Arujá (32-35), foi o vice-campeão, enquanto Leandro Graciaplena, do Anexo Golf (33-34) levava o troféu de terceiro lugar. A seguir, com 64 pontos, terminaram mais dois jogadores da casa: Eduardo Foz (30-34) e Waldemir Pettená (32-32).
Feminino
A campeã scratch do 14º Aberto da Fazenda da Grama Lifetime foi Marina Leo, que venceu pela segunda vez o maior torneio de seu clube (a primeira foi em 2014). Marina venceu com 166 (86-80) tacadas, cinco de vantagem sobre Silvia Nishi, que somou 171 (92-79) e completou a dobradinha da casa. Silvia, que fez na volta final o melhor resultado do Aberto, é a maior ganhadora do torneio, com seis títulos conquistados entre 2011 e 2018. A seguir, terminaram Ivanilde Dezan, da Grama, uma das líderes do primeiro dia, com 174 (85-89); Adriana Cabernite, do Terras de São José, com 173 (86-87); e Stella Basile, do São Fernando, a outra líder da véspera, com 176 (85-91).
Na categoria única feminina com handicap (índex até 22,1), a campeã foi Hiroe Wakabayashi, do Fazenda da Grama, com 148 (75-73) tacadas. O troféu de vice-campeã foi para Telma Mendes, da Grama, com 149 (72-77). A seguir, terminaram Adriana Cabernite, com 151 (75-76); Lica Diniz, mais uma jogadora da casa, com 153 (79-74); Ivanilde Dezan, com 154 (75-79); Maria Elisa Araújo, da Grama, com 156 (81-75); e Letícia Mont’Serrat, do Club Athletico Paulistano, com 157 (80-77).
Premiação
O 14º Aberto da Fazenda da Grama Lifetime terminou com um almoço de confraternização com pratos das culinárias árabe, libanesa, espanhola e italiana, com Open Bar de cervejas e degustação de vinhos do Degusta Club, seguido da entrega de prêmios e uma festa com música ao vivo que prosseguiu até o final do dia. Os prêmios foram entregues pelo capitão Gilberto Pereira, o Piti; pela capitã Cláudia Rappa e por Fernando Katsonis, da Lifetime. Também ajudaram a premiar os melhores do torneio Pepê Costa Lima, Massami Uyeda, e o profissional Kevin Bulman.