A delegação brasileira chegou ontem na República Dominicana para o Latin America Amateur Championship (LAAC) e hoje já está no campo para reconhecimento do Teeth of the Dog da Casa de Campo, projetado por Pete Dye.
Os golfistas Andrey Xavier (RS), Guilherme Grimberg (SP), Fred Biondi (SP), Lucas Park (SP) e Matheus Park (SP), irão representar o Brasil no LAAC 2022, principal torneio de golfe amador do continente.
O presidente da Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe), Osmar da Costa Sobrinho, está presente na República Dominicana, também como presidente da Federação Sul-Americana de Golfe (FSG).
Quarta-feira, dia 19, é o dia de treino oficial de todos os participantes do torneio, que começa na quinta-feira, dia 20 de janeiro, terminando no domingo, dia 23 de janeiro.
O convite aos golfistas para a sétima edição do LAAC foi feito em nome do Masters Tournament, The R&A e da United States Golf Association (USGA), pelo Comitê Executivo do Campeonato Amador da América Latina (LAAC), com base da classificação no ranking mundial amador (WAGR) e levando em conta os melhores na semana 38 do ranking.
O campeão do LAAC receberá um convite para o 2022 Masters Tournament em Augusta National Golf Club e uma isenção para o 150º Open em St Andrews. O vencedor também recebe isenção total do Campeonato Amador, do Campeonato Amador dos EUA e de qualquer outro campeonato amador da USGA para o qual seja elegível e esteja isento da fase final de qualificação para o 122º Campeonato Aberto dos EUA no The Country Club em Brookline, Massachusetts.
Fundado pelo Torneio Masters, The R&A e USGA, o LAAC foi estabelecido para desenvolver ainda mais o golfe amador na América do Sul, América Central, México e Caribe. O campeonato passa anualmente para os melhores campos da América Latina e mostra o crescente talento do esporte na região, incluindo vencedores do PGA Tour e atletas olímpicos de 2020, como Joaquin Niemann do Chile, o campeão LAAC 2018 e Sebastián Muñoz da Colômbia.
O Latin America Amateur Championship (LACC) 2021 terá a participação de 108 golfistas de 29 países. A melhor colocação de um brasileiro foi na primeira edição, em 2015, com o terceiro lugar de André Tourinho e depois, em 2019, com Andrey Xavier em quinto lugar, e Fred Biondi em sexto lugar.
O Latin America Amateur Championship (LAAC) 2021, originalmente agendado para 14 a 17 de janeiro, no Peru, foi adiado devido à pandemia global da Covid-19.
A delegação brasileira participa do torneio com o apoio da Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB), através de projetos com recursos da Lei das Loterias.
Clique aqui para mais informações no site do torneio.