Ícone do site Golfe & Turismo

CBGolfe convoca os atletas para a Copa Los Andes no Brasil

CBGolfe convoca os atletas para a Copa Los Andes no Brasil

A Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe) divulgou os 10 golfistas que vão representar o Brasil na Copa Los Andes 2022 – 76° Campeonato Sul-Americano Amador por Equipes, tradicional torneio amador que reúne 90 golfistas de 9 países, que será disputado de 23 a 26 de novembro, no Porto Alegre Country Club, na capital gaúcha.

A equipe feminina será formada pelas golfistas Fernanda Lacaz, Martina Collares, Meilin Hoshino, Nina Rissi e Valentina Bosselmann. A capitã da equipe será Lucília Agrifoglio. No masculino estão Andrey Xavier, Fred Biondi, Guilherme Grinberg, Marcos Negrini e Matheus Ballestrin. O capitão será Octávio Villar. Erik Andersson, técnico nacional da CBGolfe, também faz parte da delegação brasileira.

ABERTO GOCIL DO TERRAS DE SJ: FERNANDO SILVA TEM VITÓRIA APERTADA

Participam da principal competição por equipes da América Latina golfistas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Venezuela. No ano passado, a Copa Los Andes foi realizada em Santiago, no Chile, e os campeões foram a Argentina, no masculino, e a Colômbia, no feminino.

O Brasil foi campeão da Los Andes pela última vez em 2018, no masculino, no Uruguai, e campeão nas duas categorias em 2002 quando o torneio foi realizado no Gávea Golf & Country Club, no Rio de Janeiro. A equipe masculina brasileira já foi nove vezes campeã e a equipe feminina dez vezes campeã do Campeonato Sul-Americano de Golfe – Copa Los Andes.

O Porto Alegre Country Club reformou integralmente seu campo de golfe para receber pela primeira vez a Copa Los Andes.

“Estamos felizes com as escolhas dos nossos jogadores, toda a comissão técnica vem trabalhando há meses, fizemos treinamento e classificatória no Porto Alegre Country Club, onde todos os greens foram reformados e a qualidade do campo está perfeito para o torneio. É um campo que os jogadores conhecem, um campo muito bom,  muito técnico. Devo destacar também todo o apoio do Octávio Villar, presidente da Federação Rio-Grandense, do Vinícius Mulher, head pro do clube, além de todos dirigentes da federação e do clube”,  disse Erik Andersson, técnico nacional da CBGolfe

“A definição dos golfistas foi feita pelos critérios pré-estabelecidos, ranking mundial, amador brasileiro, ranking nacional, todos têm experiência em disputas internacionais e lembrando que a disputa da Los Andes são jogos de match play. Toda a nossa equipe técnica, como a Lu Agrifoglio, participaram como jogadores da Los Andes, temos experiência neste formato da competição, alguns já foram capitães e integraram equipes campeãs, e podemos ajudar nossos atletas. Nossos jogadores formam bons times, como Andrey, Martina, Matheus, e outros que estão no exterior, como Fred, Nina e Guilherme”, completa Erik Andersson.

O torneio é uma realização da Federação Sul-Americana de Golf (FESGOLF) com supervisão da Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe) e apoio da Federação Rio-Grandense de Golfe e Porto Alegre Country Club.A delegação brasileira participa da Copa Los Andes 2022 com o apoio da Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB), através de projetos com recursos da Lei das Loterias.

Programa Copa Los Andes 2022 – 76° Campeonato Sul-Americano Amador por Equipes

Dia 21 – segunda-feira

8h00 às 13h45 – Treino oficial

Dia 22 – terça-feira

8h00 às 15h30 – Treino oficial
16h30 – Reunião dos capitães
17h30 – Foto oficial das delegações
18h00 – Cerimônia de Abertura
18h30 – Coquetel de boas-vindas

Dia 23 – quarta-feira

6h30 – Primeiro dia de jogo
19h45 – Jantar dos Presidentes

Dia 24 – quinta-feira

6h30 – Segundo dia de jogo

Dia 25 – sexta-feira

6h30 – Terceiro dia de jogo
09h00 – Congresso da Federação Sul-Americana de Golfe
19h45 – Jantar dos Presidentes

Dia 26 – sábado

06h30 – Quarto dia de jogo
09h30 – Congresso da Federação Sul-Americana de Golfe
18h30 – Encerramento e Cerimônia de Premiação
19h00 – Coquetel de despedida

História

Em 7 de agosto de 1940, um ato da Associação Argentina de Golfe recebeu um convite da Associação Chilena de Golfe (antecessora da atual Federação) aos golfistas amadores argentinos, para participarem dos torneios a serem disputados em Viña del Mar e Santiago. Esses torneios incluíam a proposta de “uma competição amistosa entre torcedores dos dois países e com handicaps iguais”, que diante do ocorrido poderia ser considerada um embrião da futura Copa Los Andes.

A presença de golfistas de outros países fez com que o arquiteto Eduardo Costabal Zegers, membro da comissão que organizou estes torneios, refletisse sobre a possibilidade de se estabelecer uma competição mais profunda e ambiciosa. Assim, no início de 1942, lançou sua ideia: um campeonato sul-americano de golfe para jogadores amadores. Desta forma, em dois anos teve o primeiro torneio com duas seleções, em cinco anos já eram três e depois todos os países da região aderiram.

Uma das peculiaridades da Copa Los Andes, que perdura ao longo dos anos, é o seu sistema de jogo. A valorização do jogo por equipe, a modalidade é o match play e a competição através de 36 buracos diários combinam-se para dar ao torneio um carácter único.

Cada equipe enfrenta dois rivais diariamente, com por equipe pela manhã e individuais à tarde. Depois de

quatro dias, cada representação nacional terá enfrentado os oito rivais desta forma. Este calendário é ideal para o confronto de nove equipes ao longo de quatro dias. Nesse sentido, foi um dos motivos que levou a Federação Sul-Americana de Golfe a estabelecer o sistema de rebaixamento, pelo qual o último classificado dos torneios masculino e feminino fica fora da próxima edição do Sul-Americano. Argumentou-se também que a competição se tornaria atrativa mesmo longe da briga pelo título, na busca pela fuga do rebaixamento.

Compartilhar
Sair da versão mobile