Home Notícias COI divulga a nova data dos Jogos Olímpicos de Tóquio

COI divulga a nova data dos Jogos Olímpicos de Tóquio

por redação

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou a nova data de disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O evento, adiado devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), será realizado entre os dias 23 de julho e 8 de agosto de 2021. O nome oficial da competição continua sendo Tokyo 2020.

Anteriormente, os jogos seriam entre 24 de julho e 9 de agosto de 2020, mas foram adiados pelo COI após grande pressão de atletas e confederações internacionais. A decisão do novo calendário foi tomada após estudos e negociações entre o presidente do COI, o alemão Thomas Bach, e dirigentes das federações esportivas e de comitês nacionais.

A International Golf Federation, entidade máxima do golf mundial, elogiou o anúncio em nota oficial publicada em seu site: “A IGF elogia o COI e o Comitê de Tóquio 2020 pela rapidez no anúncio das novas datas para a realização dos Jogos Olímpicos, de 23 de julho a 8 de agosto de 2021. A IGF acredita que essas datas oferecem a melhor oportunidade para nossos atletas competirem em um ambiente seguro, além de permitir que os Jogos se encaixem no calendário de golfe para 2021, garantindo assim o melhor campo possível para os Jogos Olímpicos. Estamos ansiosos para trabalhar com o Comitê de Tóquio 2020”.

A grande dúvida agora é relacionada ao sistema classificatório do golfe para os Jogos de Tóquio. Com a propagação da pandemia do coronavírus e o cancelamento de inúmeros torneios de golfe mundo agora, a IGF anunciou o congelamento dos Rankins Mundiais Masculino e Feminino, o que impactou efetivamente o sistema de classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, baseado no Ranking Mundial.

O atual sistema de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 começou em 1º de julho de 2018 e seria concluído em 22 de junho de 2020, para os homens, e de 8 de julho de 2018 a 29 de junho 2020 para as mulheres, com jogadores acumulando pontos no Ranking Mundial por um período de dois anos. Por enquanto a IGF não anunciou alteração nas datas de classificação, algo que é aguardado por atletas em busca de uma vaga olímpica.

No momento, o Brasil não conta com atletas dentro da zona da classificação olímpica. Adilson da Silva é o brasileiro mais bem colocado no Ranking Mundial até o momento, na 345ª colocação, seguido por Alexandre Rocha, em 533º. Rodrigo Lee aparece na posição de número 1085 e Rafa Becker na posição número 1266. O último classificado até o momento seria o filipino Miguel Tabuena, atual 252º do mundo.

No feminino o Brasil conta com Luiza Altmann na disputa por uma vaga. Ela aparece na posição de número 1117 do Ranking Mundial Feminino (Rolex Rankings). A suíça Albane Valenzuela, número 394 do mundo, é a última golfista dentro da zona classificatória olímpica até o momento.

Fonte: CBGolfe
0 comentário

Posts relacionados

Deixe um comentário