Home Turismo Angra dos Reis: enseada majestosa

Angra dos Reis: enseada majestosa

por redação
Formada por 365 ilhas, a região de Angra do Reis é famosa pelas praias paradisíacas e culinária à base de frutos do mar 

Alguns locais parecem ter sido desenhados para os amantes do golfe, acostumados à beleza dos campos e a paisagens naturais majestosas. Não é pretensão afirmar que Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, com seu ar de aventura e sofisticação, seja um desses casos.

O equilíbrio paradisíaco em volta das 365 ilhas (uma para cada dia do ano) que formam o município, bem como o rico acervo patrimonial com diversos prédios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) são apenas alguns dos chamarizes aos encantos da cidade.

Entre as muitas atrações, destacam-se igrejas, restaurantes e bares, ainda mais agora em que a cidade voltou a receber turistas após quase cinco meses de quarentena devido à pandemia do novo coronavírus.

Segundo a Federação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), a reabertura está acontecendo de forma gradual, com cumprimento de protocolos sanitários e de distanciamento. A prefeitura adverte que os turistas devem usar máscaras a todo momento, inclusive nos passeios de barco que, em um primeiro momento, funcionarão com capacidade reduzida a 50%. Um pequeno custo a se pagar quando estamos diante de um pedaço do paraíso na Terra.

Para retornar às atividades, os diversos setores do turismo tiveram que aderir ao selo “Novo Turismo Angra & Ilha Grande – limpo, seguro e inesquecível”, comprometendo-se a respeitar as normas de segurança previstas no protocolo municipal e nos selos do governo federal e estadual.

Por meio do decreto 11.718, a prefeitura da cidade também liberou o funcionamento de bares, botecos e choperias sem restrições de horário, desde que atendam medidas sanitárias e funcionem com a metade da capacidade total. Os pacotes de viagem entre as ilhas também estão voltando gradativamente.

História

Angra significa uma enseada larga e aberta, com costas altas e próximas à praia. Já a pompa de realeza do nome se deu por conta de os descobridores – comandados pelo navegador português Gonçalo Coelho – terem chegado à região no dia 6 de janeiro de 1502, Dia de Reis.

Por ser litorânea, a cidade tem ampla tradição na modalidade esportiva de vela, mas já sediou, por exemplo, uma das etapas do Circuito Internacional de Golf por los Caminos Del Vino, evento que envolveu nove países e foi organizado no Brasil pela Frad.E Golf Club.

A Estrada do Contorno é onde está localizado aquele que, provavelmente, é o hotel mais famoso da cidade, o Vila Galé Eco Resort. O estabelecimento funciona em sistema all-inclusive e tem piscina e praia privativa.

Passeios

O pacote Super Lagoa Azul, feito de lancha, é um dos atrativos da ilha. Com duração de cinco horas, o itinerário leva o turista a seis destinos.

Ilha de Cataguases – com águas rasas e transparentes, é um dos lugares ideais para relaxar durante o passeio de barco. Pelo meio da vegetação, é possível alcançar outros lados da ilha, onde o mar se mantém colorido e calmo. Por ser recheada de belas paisagens e recôncavos, é difícil acreditar ser tão pequenina: em 15 minutos a pé é possível dar a volta em toda a ilha, caminhando em cima de areia branca e fina.

Lagoa Azul – piscina natural com água azul-esverdeada, peixes multicoloridos, lulas e corais. Essa é a Lagoa Azul, aquário natural onde pode ser encontrado um dos mais belos pontos de mergulho em águas rasas e profundas do Brasil. Fica na localidade conhecida como Freguesia de Santana, que é formada pelas ilhas do Macaco, Comprida, Pombas, Redonda, Arpoador, Aroeira e o extremo norte da Ilha Grande.

Praia de Grumixama – ideal para os amantes de praias desertas. Com ampla faixa de areia, possui águas tranquilas e transparentes. São indicados esportes náuticos como o mergulho. Guias turísticos costumam recomendá-la para quem busca descanso e um lugar tranquilo para ler um bom livro, tomar um vinho ou simplesmente desfrutar de um delicioso banho de mar.

Freguesia de Santana – composta por quatro mini-praias semi-desertas, foi a responsável por iniciar o povoamento de Ilha Grande, já que no século 17 Freguesia de Santana era reconhecida como o centro de desenvolvimento econômico da região. Foi densamente habitada no passado, mas hoje a população gira em torno de 50 moradores apenas.

Praia do Araçá – cercada por grandes pedras e mata nativa preservada, é outro exemplar de praia pequena, tranquila e aconchegante de Angra dos Reis. Possui faixa de areia dourada, águas tranquilas e transparentes. Costuma receber poucos turistas, mesmo durante a alta temporada.

Praia de Japariz – parada obrigatória para os participantes dos passeios de escuna e lanchas, recebe intenso movimento de barcos com turistas para almoçar em seus restaurantes. É habitada por uma pequena comunidade de pescadores e comerciantes que mantêm intensa comunicação com o continente.

Restaurantes

Como cidade praiana, Angra dos Reis possui muitos restaurantes especializados em frutos do mar, mas engana-se quem pensa que essas são as únicas opções no cardápio. Separamos uma seleção de estabelecimentos bem avaliados por frequentadores e para todos os gostos.

Canto das Canoas – Localizado na Praia do Vitorino, na Ilha da Gipoia, o restaurante foi criado através da união de sete irmãos com o objetivo de oferecer aos seus pais mais qualidade de vida. A grande concentração de canoas no canto esquerdo da praia serviu de inspiração para o nome Canto das Canoas, inaugurado em outubro de 1993. Oferece pratos típicos do litoral, petiscos, carta de vinhos e sobremesas. O risoto de camarão é um dos mais recomendados pelos visitantes.  Endereço: Praia do Vitorino, s/n – Ilha da Gipoia

Samburá – Com mais de 30 anos de história, o Samburá serve pratos à base de frutos do mar. O seu nome, aliás, vem do cesto usado em barcos de pesca para apanhar camarão. O destaque é a casquinha de siri como entrada, que faz bastante sucesso entre os visitantes.

Todas as terças-feiras, promove a “Terça da Truta”. Além disso, shows com música ao vivo também são oferecidos pelo restaurante.

Endereço: Rua Maria José Lucas Peixoto, 286, Parque das Palmeiras

Angra dos Reis Bistrô – Anexado ao Angra Boutique Hotel, o bistrô abre as portas para o público em geral. Possui cozinha variada com destaque para a cozinha internacional e os frutos do mar. A especialidade do chef é o bobó de camarão.

Possui, também, área de lazer com bar molhado à beira da piscina, que serve petiscos variados, finger foods, lula, além de cardápio com ampla diversidade de bebidas.

Endereço: Rodovia Rio-Santos, km 513,5, Rua do Bosque, J3,  Porto Frade

Bar do Chuveiro – Localizado no bairro de Nova Itanema, é reconhecido pelos pastéis doces e salgados, como o de camarão. O cardápio também conta com variedades da cozinha regional brasileira, como o caldinho de feijão.

O nome curioso do estabelecimento se deve ao chuveiro encontrado logo na entrada do estabelecimento que pode, inclusive, ser usado pelos visitantes que desejam se refrescar nos dias mais quentes.

Endereço: Rod. Governador Mário Covas, km 502, s/n, Nova Itanema. 

Por Redação 

Compartilhar
0 comentário

Posts relacionados

Deixe um comentário