Fred Biondi / Foto: Enrique Berardi
O brasileiro Fred Biondi foi vice-campeão do Latin America Amateur Championship (LAAC), que terminou neste domingo, 23, no Teeth of the Dog da Casa de Campo, na República Dominicana.
Biondi liderou o torneio até os buracos finais, mas bogey no 14 e no 17 tiraram sua chance de vitória, terminando com menos 6, com 282 tacadas (70/75/65/72), apenas uma tacada do campeão, empatado com os argentinos Mateo Fernandez Oliveira e Vicente Marzilio, e o mexicano Santiago De La Fuente.
Este é o melhor resultado de um jogador brasileiro nas sete edições do Latin America Amateur Championship. A melhor colocação tinha sido na primeira edição, em 2015, com o terceiro lugar de André Tourinho e depois, em 2019, com Andrey Xavier em quinto lugar, e Fred Biondi em sexto lugar.
O campeão foi Aaron Jarvis, das Ilhas Cayman, líder na sede no buraco 18, que ficou esperando o último grupo para comemorar sua vitória, após terminar com menos 7, 281 tacadas (70/69/73/69).
O gaúcho Andrey Xavier Borges teve um bom dia neste domingo, jogando três abaixo, ficando na 7ª posição, mais 4, com 284 tacadas (68/74/73/69). Lucas Park (SP) terminou na 27ª posição, com mais 7, 295 tacadas (76/74/70/75).
O torneio começou com 102 golfistas de 29 países, tendo passado o corte 53 jogadores após a segunda rodada. Os brasileiros Guilherme Grinberg (SP) e Matheus Park (SP) não passaram o corte.
O campeão do LAAC ganhou um convite para o 2022 Masters Tournament em Augusta National Golf Club e uma isenção para o 150º Open em St Andrews. O vencedor também recebe isenção total do Campeonato Amador dos EUA e entra na fase final de qualificação para o 122º Campeonato Aberto dos EUA no The Country Club em Brookline, Massachusetts.
Os vice-campeões ganham isenção para a fase final de qualificação do 150º Open e do U.S. Open 2022.
A oitava edição do Latin America Amateur Championship (LAAC) será realizada no Grand Reserve Golf Club, Porto Rico, de 12 a 15 de janeiro de 2023.
O convite aos golfistas para a sétima edição do LAAC foi feito em nome do Masters Tournament, The R&A e da United States Golf Association (USGA), pelo Comitê Executivo do Campeonato Amador da América Latina (LAAC), com base da classificação no ranking mundial amador (WAGR).
O presidente da Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe), Osmar da Costa Sobrinho, esteve presente na República Dominicana, também como presidente da Federação Sul-Americana de Golfe (FSG), além de Erik Andersson, coach nacional da CBGolfe.
A delegação brasileira participa do torneio com o apoio da Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB), através de projetos com recursos da Lei das Loterias.