Axell Balestre vence Grama Pro Invitational / Fotos: Thais Pastor/F2 Assessoria
Foram precisos sete buracos extras, jogados em dois dias, para que Axell Balestre, revelação do Fazenda da Grama Country & Golf Club, superasse Felipe Navarro, um dos mais experientes profissionais do Brasil, para conquistar o maior e mais importante título de sua carreira profissional, no 2º Grama Pro Invitational & Pro-Am, encerrado neste domingo, 16 de julho, em Itupeva (SP). Além do troféu de campeão, Axell levou o prêmio de R$ 38 mil.
Torcida
Os convidados que se preparavam para jogar o Pro-Am que encerrou o megaevento do Fazenda da Grama, lotaram o terraço da sede e o entorno do green para acompanhar e aplaudir cada tacada do desempate, onde não faltaram jogadas de sorte, tacadas de técnica impressionante e muita emoção. Axell, que jogava em casa e com o apoio da grande maioria da torcida, deixou o campo muito aplaudido, e viveu seu dia de glória, posando para dezenas de fotos ao lado da mulher, que foi sua caddie, e dos dois filhos, que correram para um abraço emocionado, ainda no green do 18.
Uma merecida consagração para o menino que começou no clube aos 15 anos, trabalhando com caddie e teve seu talento descoberto e lapidado por Kevin Bulman, profissional do PGA of America e head-pro do Fazenda da Grama. Após receber o prêmio, uma magnífica taça de cristal, Axell fez questão de chamar Kevin e toda a equipe do Fazenda da Grama para agradecer pessoalmente tudo o que eles significaram nessa sua ascensão pessoal e profissional, que teve o ponto alto num domingo ensolarado, rodeado pela família, por amigos e fãs.
Resultados
Axell (68-67-70), Navarro (67-69-69) e Becker (71-68-66) haviam empatado em 205 tacadas, oito abaixo do par. Apesar de Navarro ter levado o troféu de segundo lugar, tanto ele como Becker, derrotados no playoff, foram oficialmente os vice-campeões, com cada um recebendo o prêmio de R$ 21 mil, correspondente às premiações de segundo e terceiro lugar somadas e divididas entre eles. Rafa Barcellos terminou em quarto, com 208 (70-67-71) tacadas, cinco abaixo, para ganhar o troféu de melhor sênior do torneio (50 anos ou mais).
Gui Grinberg empatou em quinto, com 210 (71-67-71), sendo premiado como melhor dos nove amadores do torneio, dos quais apenas três passaram o corte. Ele dividiu o quinto lugar com Rodrigo Lee que também somou 210 (70-70-70). Becker, Navarro e Lee foram os únicos a quebrar o par do campo nos três dias do torneio, sendo que Navarro foi o único a jogar abaixo de 70 nas três rodadas. Baez Julien, argentino que completou 25 anos na sexta-feira, segundo dia de competições, quando jogou seis abaixo e melhor volta de todo o torneio, foi o melhor dos seis estrangeiros convidados, em nono lugar, com 213 (78-65-71).
Resultado final do Grama Pro-Invitational
Pro-Am
Depois de jogar o buraco 18 oito vezes seguida, uma para encerrar o torneio e mais sete de desempate, Axell voltou ao buraco final do campo do Fazenda da Grama ao lado dos Amadores Sérgio Fernandes, Eduardo Toledo e Camila Toledo, onde acabou cometendo seu primeiro erro nesse buraco, ao bater o drive para a área de preservação. Felizmente no momento certo, quando o título principal já estava garantido. Mesmo assim, sua equipe terminou empatada em primeiro lugar, com 47 tacadas, 25 abaixo, na soma dos dois melhores resultados do grupo. No Pro-Am o par do campo subiu para 72, com o buraco 1 sendo jogado como par 5.
O Pro-Am, na modalidade Shamble, onde todos podiam bater a partir do melhor drive, incluindo o do profissional, e de lá jogar a sua própria bola, valendo os dois melhores resultados do time, terminou com quatro equipes empatadas em primeiro lugar, incluindo a de Axell, que terminou em quarto nos critério de desempate. O time campeão foi o do profissional Marcos Silva, que jogou ao lado de três amadores da família fundadora do condomínio do Fazenda da Grama: Eduardo Araújo, Luís Henrique Araújo e Luís Eduardo Araújo, que receberam lindos pratos de cristal como prêmio.
Mais destaques
Os vice-campeões foram o profissional Gedielson Silva, mais um do Fazenda da Grama, que jogou ao lado dos amadores Henrique Meloni, Maurício Mancino e Juliano Tiburcio. O quarto time empatado em primeiro, mas que ficou em terceiro nos critérios de desempate, teve o profissional Rafa Barcellos e os amadores Marco Sé, Roberto Albuquerque e Erik Cavalheri.
Os outros profissionais do playoff também foram destaque do Pro-Am. Rafa Becker, campeão do Grama Pro Invitational de 2022, que jogou ao lado dos amadores Caio Pellegrini, Cassio Giometti e Murilo Azevedo, teve sua equipe empatada em sexto lugar, com 22 abaixo. O time de Felipe Navarro e dos amadores Kiyoshi Amemiya, Marcelo Martinelli e Hirobumi Amemiya veio a seguir, com 21 abaixo, empatado com o time de Rodrigo Lee e dos amadores Alex Cho, Daniel Suh e Chung Ahn.