Ícone do site Golfe & Turismo

Interclubes por Handicap de SP bate recorde de participantes

Honda Open – Aberto do PL retorna após dois anos com categoria feminina

Considerado o maior evento de golfe do Brasil, tanto em duração, como em número de jogadores envolvidos, o Torneio Interclubes por Handicap Índex do Estado de São Paulo, organizado pela Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), ficou ainda maior em 2022, com 20 clubes participantes.

A 20ª edição do Interclubes por Hcp de SP terá o recorde de 20 clubes participantes, dois a mais do que nos dois anos anteriores, e se estenderá de fevereiro a dezembro, com a realização de 13 rodadas, sendo oito da fase de classificação e cinco na fase decisiva, com quartas de final, semifinais e final, as duas últimas em jogos de ida e volta. A primeira rodada classificatória será dia 23 de fevereiro, no PL Golf Clube, em Arujá.

Veja o calendário completo de competições da FPGolfe em 2022

O regulamento do 20º Interclubes por HCP de SP – 2022 sofreu algumas importantes modificações, conforme aprovado na 49ª reunião do Conselho Arbitral da FPGolfe, realizado em 30 de novembro de 2021. Entre elas está a ampliação da faixa de handicaps dos participantes, agora de 8,6 a 25,7, o que alterou também a soma de handicaps permitido para as equipes. O regulamento completo do Interclubes por Hcp de SP 2022 será publicado nos próximos dias. Devido ao elevado número de participantes por etapas, este ano serão utilizados apenas campos com 18 buracos.

Mudanças

A forma de disputa da fase de classificação, na modalidade stroke play, valendo os dois melhores resultados de cada clube em cada uma das oito rodadas, não sofreu alterações. Mas os confrontos das fases decisivas, todos em match play, eliminatórios, a partir das quartas de final, entre os oito primeiros colocados da fase de classificação (G-8), passarão a ter dois jogos de duplas – um Foursomes (tacadas alternadas) e outro Best Ball (melhor bola da dupla) – além dos quatro jogos individuais, como antes. Em 2021 havia apenas um jogo de duplas e quatro individuais nessas fases.

Como as saídas da fase de match play são sequenciais, isso exigirá que cada clube classificado no G-8 coloque oito jogadores em campo simultaneamente (duas duplas e quatro individuais), sendo que todos devem ter participado de pelo menos de uma rodada da fase de classificação. As quartas de final serão, como antes, jogadas no mesmo campo, sem jogos de volta. Mas nas semifinais e final, o mando de campo, ou seja, o direito de fazer o jogo de volta em casa, será das equipes mais bem colocadas no G-8.

Participantes

Dos 18 clubes que disputarão o Interclubes em 2021, apenas o Imperial, de Bragança Paulista, não poderá participar em 2022. Em compensação, entraram três novos clubes, o Lago Azul, de Araçoiaba da Serra; o São Paulo Futebol Clube Golfe, da capital paulista; e o Vista Verde, de Araçariguama.

O Guarapiranga, maior ganhador do Interclubes, com três títulos, estará em campo em 2022, juntamente com o Clube de Golfe de Campinas, que defende o título ganho em 2021, em busca de sua terceira conquista. Os outros clubes com dois títulos no torneio são o Campinas Golf Center, o Bauru, e a Associação Esportiva São José, de São José dos Campos. O Imperial, que também tem dois títulos, não joga este ano.

Compartilhar
Sair da versão mobile