A elite do golfe brasileiro até 18 anos disputa, a partir desta quarta até sexta-feira, 17 a 19, no Arujá Golf Clube, o 35º Campeonato Juvenil de Golfe do Estado de São Paulo. O evento abre oficialmente os calendários nacional e paulista de golfe de 2024. Participam do torneio golfistas de 25 clubes de seis estados brasileiros (SP, RS, PR, AM, RJ e MG), além de seis convidados do Paraguai.
Além de contar pontos para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR), para o Ranking Nacional e para os Rankings até 18 anos da FPGolfe, o Campeonato Juvenil do Estado de São Paulo servirá como etapa classificatória para o Optimist International Junior Golf Championship, um dos maiores e mais importantes torneios de golfe do mundo para meninos e meninas de 10 a 18 anos, que será jogado no Trump National Doral Resort, em Miami, Flórida, nos EUA, de 16 a 21 de julho de 2024.
Destaques
A competição feminina reúne todas as nove primeiras colocadas do ranking nacional juvenil de 2023, pela ordem, Isabela Hammond, Maria Eugênia Peres, Isadora Fernal, Martina Collares, Maria Antônia Gavião, Maria Eduarda de Souza, Beatriz Menga, Maria Luiza Soares e Gabriele Rodrigues.
No masculino, jogam cinco dos Top 10 do ranking – Guilherme Yoshikawa, Victor Hammond, Pedro Miyata, Eduardo Nonaka e Nicolas Lima. Outros destaques do Juvenil de SP são os paraguaios Agustin Frutos, que jogará com o menor handicap índex do evento (0,8), e Alejandro Echaque, líder do ranking até 15 anos de seu país.
Maria Eugênia Peres, Martina Collares e Guilherme Yoshikawa acabaram de representar o Brasil no Aberto Sul-Americano Amador, de 11 a 14 de janeiro, no Country Club de Bogotá, na Colômbia. Guilherme Ziccardi e Paco Casini, os juvenis números 1 e 2 do Brasil, e Gustavo Giacometti, o 4º da lista, não puderam jogar no Arujá por estarem representando o país no Latin America Amateur Championship (LAAC), maior competição masculina amadora do continente, de 18 a 21 de janeiro, quinta a domingo desta semana, no Santa Maria Golf Club, na Cidade do Panamá.
Maratona
Muitos dos golfistas que disputam o Juvenil de São Paulo terão ainda mais uma competição na semana, a primeira rodada do Torneio Juvenil do Estado de São Paulo, sábado e domingo, 20 e 21 de janeiro, na Fazenda Boa Vista.
Esse torneio é jogado conjuntamente com o Brasil Kids Golf Tour, que teve as duas primeiras rodadas do SP Local Tour de 2024 antecipadas, para se adequar ao calendário do US Kids Golf que classifica os jogadores para o Mundial Kids e Mundial Teen, jogados no meio do ano em Pinehurst, nos EUA.
Além da classificação geral, o Juvenil de São Paulo terá premiação em cinco faixas etárias. Haverá ainda premiações extras de Longest Drive, de Birdies em Pares 3 Designados e para o Torneio de Pais e Filhos. A premiação será realizada sexta-feira, imediatamente após os encerramentos dos jogos.