Isadora Fernal, de Poços, e Gabriel Holtz, do Ipê, entram em campo como favoritos ao título/Fotos: Thais Pastor/F2 Assessoria
O golfe brasileiro vive uma entressafra de talentos, mas uma nova geração já está pronta para assumir o seu lugar, como comprova o favoritismo de dois juvenis de 14 anos, Isadora Fernal e Gabriel Holtz, no Honda Open – 20º Torneio Aberto do Ipê Golf Club de Ribeirão Preto, que será jogado neste final de semana, dias 11 e 12 de setembro. A competição é válida para os rankings da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), scratch e por Handicap Índex, masculinos e femininos.
Isadora Fernal, do Poços de Caldas Golfe Clube (MG), é uma estrela em ascensão, revelada no Brasil Kids Golfe Tour, que é jogado em parceria com a FPGolfe. Aos 14 anos, Isadora já é a número 3 do ranking juvenil brasileiro e a segunda do ranking juvenil da FPGolfe. E chega a Ribeirão vinda de duas vitórias importantes, no Campeonato Juvenil e Júnior de Inverno de SP, em julho, e na quarta rodada do Torneio Juvenil do Estado de São Paulo, em agosto.
Masculino
Gabriel Holtz, por sua vez, tem o golfe no sangue, pois é filho do Alexandre Holtz, head-pro do Ipê Golf Club de Ribeirão Preto, com quem aprendeu tudo o que sabe. Holtz também começou carreira no Brasil Kids, onde venceu quase todos os torneios que disputou, e agora começa a participar de competições do ranking paulista e ensaia voos mais altos. Ele tem o melhor handicap do torneio masculino (+ 1,6) e ao mesmo tempo que terá o apoio da torcida de seu clube, também terá a pressão de ser favorito em casa.
Mas a competição masculina do Honda Open – Aberto do Ipê, tem muitos outros candidatos ao título, a começar por Fernando Silva, do Campinas Golf Center, que vem de importantes resultados na temporada, como o título do Aberto do Santos São Vicente Golf Club, no final de agosto, que ele venceu de ponta a ponta. No último domingo, Fernando foi terceiro colocado do Aberto de Brasília, válido para o ranking mundial amador de golfe (WAGR), onde enfrentou os melhores do Brasil.
Mais destaques
Dois jogadores do vizinho Damha Golf Club, de São Carlos, também estão na lista de favoritos: Matheus de Paula Oliveira e Alessandro Melle, esse voltando a competir depois de um longo tempo. Destaque ainda para Pedro, Eduardo de Paula e Matheus Marques Castelli, do Ipê; Eduardo Matarazzo, do Sapezal; e Shigenari Arakawa, do Terras de São José, que competem também pelo título da categoria com até 8,5 de handicap.
Participam do Honda Open – Aberto do Ipê, 118 jogadores de 19 clubes de São Paulo e Minas Gerais. Os jogadores da casa serão metade dos golfistas em campo. As maiores delegações visitantes são do Sapezal, de Indaiatuba, com 11 jogadores, incluindo Ademir Mazon, presidente da FPGolfe, e seus vice-presidentes José Geraldo Dontal e Luiz Recchia; do Poços de Caldas e do Quinta do Golfe, de São José do Rio Preto, com seis golfistas cada, e do Damha, com cinco.
Comissões
A Comissão de Honra do torneio é composta por Ademir Mazon e Umberto Carvalho. A Comissão do Campeonato tem Mauro Batista (Diretor do Torneio), Alexandre Holtz, Ana Paula de Almeida, Cecilia Azevedo Junqueira, Claudio Mesquita, Gustavo Silva, Renato Nogueira Filho. Os árbitros serão Alexandre Holtz, Claudio Mesquita e Mauro Batista.