Lyn Ahn, do Guarapiranga, foi o campeão do 9º Torneio ABGS de Golfe Sênior da Associação Esportiva São José / Foto: Ricardo Fonseca/F2 Assessoria
Numa das decisões mais apertadas da temporada, Lyn Ahn, do Guarapiranga, foi o campeão do 9º Torneio ABGS de Golfe Sênior da Associação Esportiva São José, disputado nesta quinta-feira, 11 de agosto, em São José dos Campos (SP). Quatro jogadores terminaram empatados em primeiro, com 81 tacadas, mas Lyn foi campeão nos critérios de desempate, por ter jogado melhor do que os adversários na segunda metade do campo.
Esse foi o primeiro título de Lyn Ahn nos 12 torneios da temporada. Douglas Black, do Sapezal, venceu quatro para ser o líder do ranking, seguido de Paul O’Doherty, do São Paulo, e Mario Ghisalberti, do Japy, com três vitórias cada. Roberto Gomez venceu o outro torneio do ano. Os torneios da ABGS em São Paulo valem ainda para os rankings sênior e pré-sênior scratch da Federação Paulista de Golfe.
Consolo
Dos três jogadores superados por Lyn Ahn no desempate, dois tiveram o consolo de receber troféus. Jaime Chung, do Guarapiranga, foi o campeão da categoria com até 14 de handicap índex, com 70 tacadas, enquanto Koichi Ogata, do PL, ficava em segundo com 73, mesmo resultado de Hissachi Takehara, que ficou com o troféu de terceiro colocado. Michel Thó, de Goiânia, o outro que empatou em primeiro na scratch, ficou sem troféu.
Com Douglas Black fora do torneio, por ter ido aos EUA juntamente com sua mulher, a trabalho, e Paul O’Doherty em viagem à Escócia, Mário Ghisalberti teve a chance de reassumir a liderança do ranking com uma vitória. Mas ele não conseguiu jogar bem e terminou apenas em oitavo, com 90 tacadas, empatado com Carlos Amagai, de São José. À frente deles, na scratch, terminaram ainda Takehara (85); Shozo Karasawa, do Vista Verde (86); e Ramiro Yabumoto, do Arujá (89).
Mais premiados
Na categoria com handicap índex de 14,1 a 23, o campeão foi Ricardo Iguchi, de São José, com 69 tacadas, seguido por Peter Ching, do Guarapiranga, com 71, e por Moacir Alves, de São José, com 74. Já na 23,1 a 32, disputada no sistema stableford, o campeão foi Yocito Fukuda, do Campinas Golf Center, com 32 pontos, mesmo total de Agenor Braga e Silva, do Goiânia, que também somou 32, mas levou o troféu de vice-campeão nos critérios de desempate. José Aparecido dos Santos, de São José, foi o vice, com 31.
Também stableford foram as categorias por idade que premiam apenas o campeão. Na 55 a 59 anos, o troféu foi para Carlos Amagai, com 29 pontos. Na 60 a 65 anos venceu Mário Nakamura, de São José, com 32 pontos. Na 66 a 70 anos, mais um título para Goiânia, com Paulo Valle somando 30 pontos. Na 71 a 75 anos, festa pela volta aos pódios de Alfredo de Larrea, um dos mais ativos associados e dirigentes da ABGS, que voltou recentemente à atividade e foi o campeão com 27 pontos. E entre os de 76 anos ou mais, ganhou Yokota Satoshi, de São José, com 29.
Outras categorias
Entre os pré-seniores (40 a 54 anos) scratch o campeão foi Deusimar Coelho, de Goiânia 90, com 90 tacadas. Entre os pré-seniores com handicap índex até 32, o campeão foi Paulo Lora, de São José, com 82. Já no feminino, Keiko Shimomaebara, do PL, venceu na scratch com 90 tacadas. Na até 25 de handicap índex dobradinha de São José, com Mieko Fukuyama campeã com 72 tacadas e Iracema Ariyoshi vice com 76. E na 25,1 a 32 a campeã foi Fatima Baule, de São José, com 23 pontos stableford.
Houve ainda duas categorias para convidados da casa, com handicap. Na masculina o pódio teve Rui Marson, campeão, com 69; mesmo total de Marcelo Taborda, que ficou com o vice-campeonato; e Jarbas Lima, com 72. No feminino ganhou Neusa Furuzawa, com 72.
Premiação
Constantino Ajimasto Jr. o Grego, presidente da ABGS, recupera-se bem de uma cirurgia no ombro, já em fase de fisioterapia, mas ainda não jogou. Mesmo assim, foi prestigiar o evento e entregar os troféus ao lado de Fernando Braga, vice-presidente Técnico da entidade; ao lado de Fátima Baule, José Gazola e Ricardo Iguchi, representando o clube de São José.
A entrega de prêmios foi feita durante almoço onde foram servidas duas elogiadas paellas, uma marinera, com frutos do mar da peixaria de Mario Nakamura, e outra “caipira”, de carnes. No final, foram sorteadas caixas de bolas de golfe e kits de cerveja, além de vinhos e conservas, oferecidos pelos expositores.