Alexa e Arthur, no Brasileiro Juvenil encerrado dia 3 de julho, no Paraná. Fotos: Gustavo Garrett/CBGolfe
Depois de ser destaque da maior temporada da história do Brasil Kids Golf Tour, a equipe juvenil do Terras de São José Golfe Clube (TSJGC) partiu em busca de voos mais altos, a começar pelo Campeonato Brasileiro Juvenil, disputado no Alphaville Graciosa, no Paraná, no começo de julho. O maior torneio do país para golfistas de até 18 anos consagrou dois jogadores do TSJGC: Arthur Fernandes, campeão brasileiro até 13 anos, e Alexa Alonso, vice-campeã brasileira até 11 anos.
Esses resultados no Brasileiro Juvenil mostram o desempenho crescente da equipe juvenil do Terras de São José, que teve todos os seus seis integrantes se destacando no Local Tour de Inverno de 2022 do Brasil Kids, a maior competição para menores de 18 anos do Brasil. Com oito torneios no primeiro semestre de 2022, a maior temporada do circuito, o time do TSJGC conquistou três títulos, dois vice-campeonatos e um terceiro lugar, sendo que três dos jogadores ainda garantiram vagas para os mundiais Kids (5 a 12 anos) e Teen (13 a 18 anos), do US Kids Golf, o principal circuito juvenil do golfe mundial.
Mundial
Depois de ser campeão da categoria até 11 anos do Brasil Kids e campeão brasileiro até 13 anos, Arthur Fernandes chega ainda mais animado para disputar o Mundial Kids, de 4 a 6 de agosto, em Pinehurst, na Carolina do Norte. Também estarão lá as gêmeas Beatriz Menga e Sofia Menga, ambas da equipe do TSJGC, que foram campeã e vice, respectivamente, da categoria de 11 e 12 anos do Brasil Kids. Como elas acabam de completar 13 anos, irão jogar no Mundial Teens, de 28 a 30 de agosto, também em Pinehurst.
O time do Terras de São José no Brasil Kids Golf Tour do primeiro semestre teve ainda mais jogadores como destaque: Alexa Alonso, campeã da 9 e 10 anos; Horacio Rojo, vice-campeão na 12 anos; e Tayeon Lee, terceiro da 15 a 18 anos. Juntos, eles conquistaram 10 vitórias, 21 vice-campeonatos e nove colocações em terceiro lugar nas oito etapas disputadas.
Ascensão
Com o título de campeão brasileiro juvenil até 13 anos, enfrentando jogadores mais velhos do que ele, Arthur Fernandes tornou-se o destaque da equipe do Terras de São José até agora. Ele foi vice-campeão nos quatro primeiros torneios do Brasil Kids de 2012 na categoria 11 anos, mas venceu três dos quatro finais, incluindo o Tour Championship, para ser campeão geral do circuito. Depois, empatou em primeiro na etapa de junho do Terras Friends, só perdendo o título para Fernanda Lacaz, que joga na NCAA, nos EUA, nos critério de desempate, e ainda foi campeão gross da categoria 14,1 a 19,7 do Aberto do Sapezal, válido para o ranking paulista.
Outro desenvolvimento técnico dos juvenis do TSJGC que impressionou nesse primeiro semestre foi o de Alexa Alonso, de 10 anos, que foi vice-campeã nas três primeiras rodadas do Brasil Kids, mas venceu quatro das cinco últimas, incluindo a final, o Tour Championship, para ser campeã da temporada. Em seguida, estreou com vitória em torneios da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), onde jogou pela primeira vez do tee das adultas, no Aberto do Guarujá dias 18 e 19 de junho, duas semanas antes de ser vice-campeã brasileira até 11 anos, no Paraná, torneio onde quebrou 90 duas vezes, pela primeira vez na carreira, jogando dos tees vermelhos.
Mengas
Outra ascensão impressionante foi a das gêmeas fraternas Beatriz Rinaldi Menga, a Bia, e Sofia Rinaldi Menga, a Sofi, que completaram 13 anos no dia 10 de maio. Elas ainda competiram no Brasil Kids Golf Tour do primeiro semestre na categoria 11 e 12 anos e fizeram um trabalho de equipe: Bia foi a campeã da categoria com 183,5 pontos, e Sofi a vice, com 175,50, sendo que fizeram dobradinha nos três últimos torneios da temporada.
Bia foi campeã do Brasil Kids, com duas vitórias e três vice-campeonatos. Sofi venceu a etapa final, o Tour Championship, que valia pontos em dobro, e foi três vezes vice-campeã. Ambas começaram no golfe aos 4 anos e já somam 88 títulos, sendo 48 de Bia e 40 de Sofi. Elas viajarão agora para as competições mais importantes do ano: O World Championship da Under Armour, em Orlando, a partir de 21 de julho, e o World Teen Championship, do US Kids, na semana seguinte. O objetivo é o mesmo: jogar golfe por uma forte universidade dos EUA.
Meninos
Horacio Damian Alvarez Rojo, por sua vez, foi vice-campeão do Brasil Kids, atrás apenas de Ricardo Queirolo, de Londrina (PR). Horacio não venceu nenhuma das oito etapas da categoria 12 anos, uma das mais disputadas, onde quatro jogadores dividiram os títulos das etapas, mas foi vice-campeão em quatro, incluindo a final que valeu em dobro, além de ter dois terceiros e dos quarto lugares. Horácio não vai ao Mundial Kids, mas foi disputar o Golf du Domaine de Divonne, o Tour Championship do Local Tour de Genebra, na Suíça, onde terminou em quinto lugar, na 12 anos.
Taeyeon Lee por sua vez, de apenas 15 anos, e menos de dois jogando golfe, estava fora do pódio da categoria de 15 a 18 anos do Brasil Kids até o último final de semana do circuito, quando foi duas vezes vice-campeão, que valeram por três, a tempo de terminar o semestre em terceiro lugar na geral, atrás apenas dos mais velhos e experientes Guilherme Ziccardi e João Bossetto, que venceram quatro etapas cada.