Ícone do site Golfe & Turismo

São Paulo supera Ipê e vence o Interclubes Scratch de SP

Depois de vencer o jogo de ida na casa do adversário, por 4 x 1, o São Paulo Golf Club precisou vencer apenas dois dos cinco jogos do confronto de volta, neste domingo, 11 de dezembro, em seu campo, para comemorar o título do 32º Interclubes Masculino Scratch do Estado de São Paulo 2022. Minutos mais tarde, os três jogos que ainda estavam em campo foram declarados empatados, depois que a ameaça de raios obrigou a suspender o jogo. Com isso, o placar do dia ficou em 3,5 a 1,5, com o São Paulo sendo campeão com 7,5 pontos, contra 2,5 do Ipê.

As duas vitórias que o São Paulo precisava para comemorar o título aconteceram de forma rápida. Primeiro, a dupla da casa, formada por Thomas Mantovanini e Alberto Vasconcellos, se impôs por 6 & 5, ainda no green do 13 (vencia por seis buracos restando cinco a jogar), no jogo contra Umberto Biagi, presidente do Ipê, e seu filho Enrique Biagi. Pouco depois, Marcelo Gullo, o Lirão, capitão da equipe, que comemorava seu 44º aniversário, derrotou Rafael Lian, capitão do Ipê, por 5 & 4, dando início à comemoração antecipada do título.

Mais jogos

As competições do dia quente e abafado, com temperaturas acima dos 30º C e umidade alta, terminaram quando o radar começou a registrar raios a menos de 5 km de distância do clube, obrigando a interromper todos os jogos do dia, inclusive os dos sócios que estavam em campo, por segurança.

No momento da interrupção o São Paulo vencia dois dos três jogos restantes: Felipe Almeida ganhava de Matheus Castelli por 1 up até o buraco 16, e Beto Gauss, que chegou a estar 3 down, virou o jogo e ganhava por 3 up de Eduardo Cury, no tee do 15. No outro jogo do dia, Tito Mantovanini empatava com Alessandro Melle, após a conclusão do buraco 14.

Campeões anteriores

Esse foi o segundo título do São Paulo Golf Club no Interclubes Scratch nas últimas três edições. Em 2019, o São Paulo foi campeão, deixando o São Fernando em segundo lugar, em jogo no Ipê, em Ribeirão Preto, com um sistema de disputa diferente, em três dias de competição com jogos de duplas best ball e individuais e soma de tacadas de todos os jogos.

Em 2020, o Interclubes não foi jogado por causa da pandemia, mas retornou em 2021, passando a ter jogos eliminatórios, a partir das quartas-de-final, na modalidade match play, com um jogo de duplas best ball e quatro individuais, sistema mantido este ano. O São Paulo foi finalista em 2021, mas perdeu o jogo de ida por 4 x 1, em Cotia, e mesmo vencendo o jogo de volta, em casa, por 3 x 2, não impediu o título do São Fernando, por 6 x 4, em confronto decidido pelo último grupo no green do 18.

Vitória

Lirão comemorou muito o título num dia tão especial para ele. “Não sei se por ser meu aniversário, tudo estava dando certo para mim”, conta o capitão do time, que vinha embocando putts longos, sem dar chances de Lian reagir. “Sabia que nossa dupla era favorita, pois está bem encaixada, um complementando o outro, e, agora, podemos comemorar o título que deixamos escapar no ano passado, em casa”, completou Lirão, enquanto era abraçado pelos demais jogadores, caddies e torcida.

Rafael Lian, capitão do Ipê, conta que seu objetivo era chegar à final e sabia que era uma missão quase impossível reverter o resultado na casa do adversário. “Nós perdemos esta final ao sermos derrotados em casa por 4 x 1”, avalia Lian. “Sinto que não fiz as melhores escolhas no sorteio dos jogos de ida em casa, e isso foi decisivo”, lamenta Lian, que indicou Thiago Sandoval para substituí-lo como capitão em 2023. No atual sistema de disputa é feito um sorteio para ver quem começa a escalar os times e os capitães vão se alternando a indicar quem entra em cada jogo, escolhas que têm grande peso na decisão.

Premiação

O São Paulo ofereceu um almoço de confraternização aos convidados em sua sede, onde foi feita e entrega de prêmios. Mauro Batista, diretor executivo da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), comandou a cerimônia que teve a mesa composta por Ademir Mazon, presidente da FPGolfe; Flávio Maschietto, diretor Jurídico e futuro vice-presidente Desenvolvimento e Novos Projetos da entidade; Fernando Gullo, presidente do São Paulo GC; e Umberto Biagi, presidente do Ipê.

Os capitães dos dois times elogiaram bastante o retorno das competições de Match Play no Interclubes Scratch, dizendo ser esta a forma mais justa e emocionante para competições por equipes de alto rendimento. Fernando Gullo agradeceu aos jogadores pelo título e aos adversários pelo carinho com que receberam seu time em Ribeirão, e Umberto Biagi ressaltou a importância que a competição tem para o desenvolvimento do golfe como um todo.

Match Play

Ademir Mazon lembrou que o golfe começou com disputas de Match Play, quando o esporte foi formalizado ainda no século 15 e que a modalidade é usada até hoje na Ryder Cup e Presidents Cup e na maioria dos grandes torneios da USGA (United States Golf Association), como o U.S. Amateur e Junior Amateur, e em alguns torneios profissionais, como o WGC Match Play, da série mundial.

O PGA Championship, um dos quatro majors do golfe mundial, utilizou o Sistema de match play em suas 39 primeiras edições, de 1916 a 1957. A Copa Los Andes, o Campeonato Sul-Americano de Golfe por Equipes, é jogado no sistema match play, assim como a fase final, eliminatória, do Interclubes por Handicap Índex do Estado de São Paulo.

Compartilhar
Sair da versão mobile