Ícone do site Golfe & Turismo

Torneio ABGS do PL: Douglas Black encerra temporada regular com seu nono título em 2023

Torneio ABGS do PL: Douglas Black encerra temporada regular com seu nono título em 2023

Premiação do 20º Torneio ABGS de Golfe Sênior do PL Golfe Clube, quinta-feira, 23 de novembro de 2023, em Arujá/SP // Foto: Thais Pastor/ F2 Comunicação e Assessoria.

Premiação do 20º Torneio ABGS de Golfe Sênior do PL Golfe Clube // Foto: Thais Pastor/ F2 Comunicação e Assessoria

Apesar de já ser o campeão antecipado da temporada Associação Brasileira de Golfe Sênior (ABGS), Douglas Black, do Sapezal, conquistou seu nono título do ano ao vencer o 20º Torneio ABGS do PL Golf Clube, nesta quinta-feira, dia 23 de novembro, em Arujá (SP). Esse foi o último torneio oficial da temporada da ABGS, que teve 17 competições, sendo nove de 18 buracos, sete de 38 buracos, em vários estados, e o Brasileiro Sênior, de 54 buracos, jogado no Rio de Janeiro.

Com isso, foram definidos os dez rankings nacionais da ABGS de 2023, sendo quatro seniores, três pré-seniores e três femininos. Os troféus aos melhores da temporada serão entregues no Torneio da Virada 2023/204 – 2ª Taça dos Presidentes, dia 7 de dezembro, no Damha, que terminará com uma grande festa de confraternização com almoço, Open Bar, distribuição de camisas polos oficiais e sorteio de brindes.

Além disso, os três primeiros de cada ranking de 2023 receberão isenções ou descontos em suas anuidades de 2024, que tiveram seu valor congelado em R$ 850, o mesmo valor pago este ano. Será dada isenção total para os campeões de cada categoria, e 50% e 25% de desconto, respectivamente, para os vice-campeões e terceiro colocados de cada ranking. Isso corresponde a quase R$ 15 mil em bônus para os associados.

Desafio extra

O temporal previsto para o dia todo só chegou após o término do jogo, mas o tempo abafado, com umidade alta e temperaturas beirando os 30º C, foi um desafio extra e complicou a vida dos jogadores, sobretudo os scratches, que jogaram dos tees azuis num percurso de quase 7 mil jardas. Doug marcou apenas o terceiro melhor resultado da primeira metade do campo, onde fez um triplo bogey-6 e apenas um par, mas reagiu ao jogar 39 de volta, o melhor parcial do dia, para somar 85 tacadas, empatar em primeiro com Koichi Ogata, capitão do PL, mas ser o campeão nos critérios de desempate.

Shozo Karasawa, do Vista Verde, que liderava após os primeiros nove buracos, terminou em terceiro lugar, com 87, seguido por Ademir Mazon, presidente da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), com 90, por Ramiro Yabumoto, do Arujá, com 91, e por Frank Wisbrun, do São Paulo Golf Club, com 93.

Handicaps

Ogata perdeu o título de campeão scratch nos detalhes, mas levou o troféu de campeão da categoria por handicaps índex até 14, com 70 tacadas, duas abaixo do par. Ademir Mazon foi o vice-campeão, com 72, o par do campo. As demais categorias por handicap foram jogadas no sistema stableford, de soma de pontos.

Na 14,1 a 23, Henry Munhoz, do Riacho Grande, foi o campeão com 39 pontos, seguido por Antonio Lang, do São Paulo Futebol Clube, com 35, e por Edson Lopes dos Santos, do Riacho Grande, com 24. E na 23,1 a 32, vitória apertada de Constantino Ajimasto Jr., o Grego, presidente da ABGS, que somou 38 pontos, mesmo total de Sidney Ricco, do São Paulo Futebol Clube, vice-campeão nos critérios de desempate. Umberto Facchinei, do Imperial, completou o pódio com 37, ou seja, apenas um ponto separou os três primeiros colocados.

Nas categorias por idade, também stableford, Fabio Annunciato Gonçalves, do Paradise, venceu na 55 a 59 anos, com 36 pontos. Na 60 a 65 anos, o campeão foi Ramiro Yabumoto, com 34 pontos. Na 66 a 70 ganhou Hélio de Lima, do Terras de São José, com 36 pontos. Isaac Dayan, do Riacho Grande, foi o melhor na 71 a 75 anos. E, na 76 anos ou mais, Francisco Matarazzo, do São Francisco, levou o título com 35 pontos.

Mais premiados

Nas categorias pré-seniores (40 a 54 anos), Emerson Godinho, do Vista Verde, venceu com 86 tacadas. E na pré-sênior, com handicaps índex de 14,1 a 32, Felix Mealla, do Paradise, foi o campeão com 42 pontos. No feminino, Helena Miyaguti, do PL, venceu na até 16, com 72 tacadas; e Keiko Shimomaebara, do PL, na 16,1 a 32, com 45 pontos. Oswaldo Sheldon, do Vila da Mata, venceu o torneio de convidados (até 32), com 25 pontos.

O torneio terminou com um saboroso e diversificado almoço de inspiração na culinária japonesa, elogiado por todos. Grego aproveitou a entrega de prêmios para agradecer ao PL pela pareceria e elogiar a qualidade do campo, que estava em excelentes condições, apenas de o clube ter perdido todo o seu maquinário de campo num incêndio em seu galpão.

Compartilhar
Sair da versão mobile