Home Notícias Comunidade asiática em SP celebra sucesso da 3ª Taça Yawen no Guarapiranga GCC

Comunidade asiática em SP celebra sucesso da 3ª Taça Yawen no Guarapiranga GCC

por redação
Comunidade asiática em SP celebra sucesso da Terceira Taça Yawen no Guarapiranga GCC

Dez anos após a primeira edição, o Centro Cultural da Ásia em São Paulo promoveu no dia 15 de setembro a Terceira Taça Yawen, realizada no Guarapiranga Golf & Country Club, em São Paulo. O torneio amistoso amador foi criado para celebrar as boas relações entre brasileiros e a comunidade oriental, neste caso, principalmente a chinesa.

E não há dúvidas que o torneio misto foi um sucesso! Com cerca de 160 participantes, dos quais mais de 60 mulheres, a Taça Yawen reforçou os laços de amizade, da tradição da cultura oriental, e, porque não, as relações comerciais entre nações.

“Nosso principal objetivo era reforçar ainda mais o entrosamento dos povos. Com uma grande confraternização como essa, queríamos que as pessoas se conhecessem melhor. É muito importante que os clubes promovam cada vez mais vezes esse tipo de intercâmbio”, destaca Emilio Fang, presidente do Centro Cultural da Ásia em São Paulo.

É consenso entre os golfistas presentes no evento que o Brasil acolhe muito bem seus imigrantes, e, mesmo aqueles que por ventura ainda não falem bem português, no esporte conseguem se entender com os demais.

Os dois primeiros eventos promovidos da Taça Yawen foram realizados em 2012 e 2013, no Arujá, e, agora dez anos depois, o torneio cultural foi retomado com muita festa, apresentações musicais e de dança, além de abundância de comidas típicas ao longo do dia.

“O intuito do Centro Cultural da Ásia com esse tipo de confraternização é promover uma grande integração entre as comunidades. Convidamos gente de todos os clubes e tivemos uma aderência alta. Só não trouxemos mais convidados, porque o torneio ficaria muito demorado”, conta Nelise Tang, uma das organizadoras.

“O tema era a cultura oriental, mas tentamos trazer pessoas de todas as etnias, de todas as idades. Tivemos golfistas com idades entre 20 até quase os 90 anos”, complementa.

“A Yawen funciona quase como uma empresa de comunicação e mídia para temas relacionados à cultura asiática. E eles sempre apoiaram e acreditaram no esporte como uma plataforma de integração. Aqui, no caso, recebemos pessoas de diferentes origens, para um torneio ‘multiétnico’, e, também, ‘multiclubes’, porque recebemos golfistas de diversos clubes da região”, afirma o sr. Tang Wen, vice-presidente do Guarapiranga.

O Guarapiranga Golf & Country Club foi escolhido para sediar o torneio justamente por ser um evento com muitos convidados. “É muito difícil arrumar um campo com espaço para sediar um jogo de 160 pessoas. A diretoria do Guarapiranga ofereceu para a gente, é um clube com um campo amplo e muito bom para um torneio festivo grande como este”, afirma o sr. Tang Wen, vice-presidente do Guarapiranga.

“Realizar aqui um evento misto, com mais de 60 mulheres, também foi algo muito significativo. O Guarapiranga tem muitas golfistas, é um clube que incentiva que o homem traga sua família e que todo mundo jogue junto. Assim, vira um evento familiar, algo muito mais duradouro e ainda promove o esporte para todos”, resume o sr. Tang.

“O clima nos ajudou muito com um dia lindo de sol e o evento todo foi muito tranquilo. Realmente conseguimos promover um relacionamento interessante. O golfe é um esporte difícil, em que você passa por altos e baixos e não tem ninguém policiando você. Então é uma boa maneira de conhecer as pessoas de verdade. E aqui pudemos ver uma grande união da comunidade toda”, finaliza.

O Centro Cultural da Ásia em São Paulo promove diversos eventos ao longo do ano, incluindo uma festa junina em parceria com a prefeitura, competições de badminton, tênis de mesa e golfe, modalidades que são fortes na cultura asiática.

O próximo grande evento será o Festival da Lua Cheia, no dia 29 de setembro, quando irá fechar o Parque de Foz do Iguaçu para outra grande confraternização.

Em relação ao golfe, a ideia dos organizadores é tentar fazer novas edições da Taça Yawen pelo menos uma vez por ano ou a cada dois anos, e, ainda, levar o evento ao nível nacional, para reunir pessoas de todo o país.

Campeões:

Gross: Maria Pia, feminino, e Marcelo Song, masculino
F1: Flávia Kim, Claudia Lee, Linda Lee
F2: Fanny, Stella Lin, Andrea Keun
M1: Ricardo Wu, Jaime Chung, Rodolfo Janelli
M2: Klayton Furuguen, Luis Lee Soo Hwan, Henrique Su
M3: Cheng Guilherme, Tien Ho, Liu Yongmin

Compartilhar
0 comentário

Posts relacionados

Deixe um comentário