Home Notícias Eduardo Ferreira e Marina Nonaka vencem 1ª rodada do Juvenil de SP

Eduardo Ferreira e Marina Nonaka vencem 1ª rodada do Juvenil de SP

por redação
Eduardo Ferreira e Marina Nonaka vencem 1ª rodada do Juvenil de SP

Eduardo Ferreira e Marina Nonaka vencem 1ª rodada do Juvenil de SP // Fotos: Thais Pastor/F2 Comunicação

Eduardo Ferreira, do Sapezal, o campo oficial da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), estreou em torneios oficiais da entidade com uma vitória arrasadora na primeira rodada do Torneio Juvenil do Estado de São Paulo 2023, disputado neste final de semana, dias 11 e 12 de fevereiro, no São Fernando Golf Club, em Cotia (SP). Uma vitória ainda mais especial por ter reunido os sete primeiros colocados do ranking masculino juvenil de SP. O torneio foi jogado paralelamente às duas primeiras rodadas do primeiro semestre do São Paulo Local Tour, do Brasil Kids Golf Tour.

A vitória de Eduardo na classificação geral começou com uma volta de 72 tacadas, o par do campo (reajustado de 71, para o evento juvenil, com o buraco 3 jogado como par 5), no sábado, quando uma forte chuva atrapalhou o jogo de todos os demais, que sequer quebraram as 80 tacadas. Depois de começar a volta final, no domingo, ganhando por nove tacadas, Eduardo ampliou ainda mais sua vantagem ao jogar 70, a única volta abaixo do par da semana, e vencer com 142 tacadas, duas abaixo do par e 13 tacadas de vantagem sobre o segundo colocado.

“Realmente bati bem na bola e ainda perdi algumas boas oportunidades de birdie”, conta Eduardo, de 16 anos e 1,87 metro, que tem como professor Kevin Bulman, profissional do PGA of America e head pro no Fazenda da Grama, de Itupeva (SP). No segundo semestre Eduardo irá estudar e treinar por seis meses nos EUA. “Meu objetivo é fazer faculdade nos EUA e virar profissional”, conta Eduardo.

Mais destaques

Quem mais se aproximou do campeão foi João Bossetto, do Arujá, o juvenil número 2 do Brasil e de São Paulo, que somou 155 (81-74) tacadas para ficar em segundo na classificação geral, mas levar o troféu de campeão juvenil (16 a 18 anos), uma vez que as premiações não são acumuláveis. Eduardo Nonaka, quarto na geral, com 164 (83-81) tacadas, foi o vice-campeão juvenil. Guilherme Yoshikawa, de Bastos, terceiro na geral, foi o campeão pré-juvenil (14 e 15 anos), com 160 (82-76) tacadas, seguido por Enrico Rossi, de São Paulo, com 205 (100-105).

Na categoria até 13 anos, venceu Rafael Benesi, do Terras de São José, com 164 (85-79) tacadas, seguido por Arthur Fernandes, também do Terras, com 165 (85-80). E finalmente, entre os menorzinhos, de até 9 anos, que jogam apenas nove buracos por dia, Lorenzo Almeida, o Lolô, foi campeão com 76 (42-34) tacadas, depois de ter jogado a única volta abaixo do par da categoria no domingo, quando fez dois birdies e nenhum bogey. Gabriel Ozaki, da Brasil Kids Golf Academy, foi vice-campeão, com 82 (40-42), ao superar Eduardo Barcellos, do São Paulo GC, que fez os mesmos parciais, mas perdeu o troféu nos critérios de desempate.

Feminino

Eduardo Ferreira e Marina Nonaka vencem 1ª rodada do Juvenil de SP

Na categoria feminina, que reuniu quatro das sete primeiras do ranking juvenil da FPGolfe, o título só foi decidido num desempate entre Mariana Nonaka e Maria Eduarda Souza, a Dudinha, ambas do Arujá. Dudinha saiu na frente, mas piorou no segundo dia, quando precisou fazer um birdie no 17 para levar a decisão para o desempate. As duas terminaram o jogo instantes antes de desabar uma chuva torrencial, mas tiveram que voltar ao campo ainda debaixo de chuva forte para decidir o título que Marina conquistou no primeiro buraco extra, com um par no 18.

Marina foi campeã com 156 (78-78), contra 156 (76-80) de Dudinha. Essa foi a segunda vitória consecutiva de Marina em 2023, depois de ter estreado na temporada como o título do 34º Campeonato Juvenil de SP, no Arujá, que inaugurou o ZUP Junior-Pro CBGolfe Tour, válido para o ranking mundial amador de golfe (WAGR) e para os rankings nacional e da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe).

Sul-Americano

Marina acaba de ser convocada para representar o Brasil no Sul-Americano Juvenil por Equipes, em Cochabamba, na Bolívia, de 22 a 25 de março, como escolha técnica da Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe), ao lado de Isabela Hammond, do Iguassu Falls (PR) e de Martina Collares, do Porto Alegre CC, as duas primeiras do ranking. No masculino, o time terá os paulistas Guilherme Ziccardi, do Clube de Campo, e João Bosseto, do Arujá, os dois primeiros do ranking nacional, além do carioca Paco Casini, do Campo Olímpico, escolha técnica.

Para Dudinha, o segundo lugar foi mais uma conquista incrível desta golfista de apenas 12 anos, que havia sido vice-campeã no Juvenil de SP (ZUP Tour), resultado que fez dela a mais jovem brasileira a entrar para o ranking mundial de golfe amador. “Eu não sabia que o vice-campeonato bastava para entrar no ranking mundial (normalmente é só a campeã), e descobri por uma mensagem que recebi no celular durante a aula”, conta Dudinha. “Como não podia usar o telefone até a aula acabar, fiquei esperando um tempão até entender”, conta.

Premiadas

Marina levou o título geral, deixando o troféu de campeã juvenil para Camila Almeida, do Clube de Campo, que somou 171 (81-90) tacadas. Dudinha foi a campeã pré-juvenil, seguida por Beatriz Menga, terceira na classificação geral, e vice-campeã entre as de 14 e 15 anos, com 184 (76-80). Esse foi o primeiro torneio de Beatriz pelo seu novo clube, o São Fernando, para onde se transferiu juntamente com a irmã gêmea Sofia, que voltou a competir neste torneio.

Felipe Almeida, organizador do Brasil Kids Golf Tour e patrocinador do ZUP Tour apresentou a entrega de prêmios que foram entregues por Eduardo Nonaka, diretor juvenil da Federação Paulista de Golfe, e pelo capitão Pedro Garcia e por Alessandro Fabietti, ambos do São Fernando.

Brasil Kids

Paralelamente à primeira rodada do Torneio Juvenil do Estado de São Paulo 2023, foram jogadas as 14 categorias (nove masculinas e cinco femininas) das duas primeiras rodadas do São Paulo Local Tour, do Brasil Kids Golf Tour, do primeiro semestre, que terá ainda etapas duplas na Fazenda Boa Vista, em março, e no Lago Azul Golfe Clube, em abril, também jogadas paralelamente ao Torneio Juvenil de SP.

Compartilhar
0 comentário

Posts relacionados

Deixe um comentário