Home Notícias Taça Caipira: Paul O´Doherty vence Aberto do Interior de São Paulo

Taça Caipira: Paul O´Doherty vence Aberto do Interior de São Paulo

por redação
Taça Caipira: Paul O´Doherty vence Aberto do Interior de São Paulo

Paul O´Doherty, do São Paulo Golf Club, é o novo nome a ser batido na ABGS. Ele conquistou seu terceiro título consecutivo do ranking nacional sênior de 2023 ao vencer na sexta-feira, 14 de abril, a Taça Caipira – 4º Aberto ABGS do Interior do Estado de São Paulo. O torneio previsto para dois dias começou na quinta-feira, 13, no Ipê Golf Club de Ribeirão Preto e não pode ser jogado na sexta-feira, 14, no Damha Golf Club, em São Carlos, por causa de um temporal com raios que atrasou o início da rodada, cancelada posteriormente por causa de mais chuvas na região.

Com isso, valeram apenas os primeiros 18 buracos, que Paul venceu com 82 tacadas e por duas de vantagem, apesar de um quádruplo bogey-8 no buraco final, onde bateu dois drives consecutivos para fora de campo. Esse foi o terceiro título seguido de Paul, que estreou na temporada de 2023 da ABGS perdendo o título do Guarujá para Lyn Ahn, do Guarapiranga, mas depois venceu a 1ª Taça ABGS do Dia Internacional das Mulheres, em Itu, e o Aberto ABGS do Paraná, o primeiro evento de dois dias do ano, jogado nos campos do Curitibano e do Alphaville. Os eventos de dois dias valem 50% a mais de pontos, mas isso não se aplicará à Taça Caipira, que foi reduzida para 18 buracos,

Destaques

Era grande a expectativa pela rodada final, no Damha, que começaria com os cinco primeiros colocados separados por apenas três tacadas, sobretudo porque um dos vice-líderes, Almir de Oliveira, jogaria em casa, num campo onde treina de três a quatro vezes por semana. Almir terminou em segundo, com 84 tacadas, empatado com Michel Thó, de Goiânia, ambos apenas uma tacada à frente de Douglas Black, do Sapezal, e Valdir Dezan, do Fazenda da Grama, que dividiram o quarto lugar, com 85. O torneio valeu ainda para os rankings scratch, sênior e pré-sênior, da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe).

Almir não pode duelar pelo título scratch, mas foi campeão da categoria com até 14 de handicap índex, com 71 tacadas, uma abaixo do par. Frank Wisbrun, do São Paulo, foi o vice-campeão, com 73, uma acima, enquanto Ramiro Yabumoto completava o pódio em terceiro lugar, com 75. As demais categorias seniores foram jogadas no sistema stableford. Na 14,1 a 23, o campeão foi Humberto Monte Neto, da Federação Baiana Capixaba e Mineira de Golfe (FBCMG), com 36 pontos, mesmo total de Gil Hipólito, do Clube de Golfe de Campinas, vice-campeão nos critérios de desempate. Toshiaki Shitara, do Lago Azul, ficou em terceiro, com 34.

Mais premiados

Na 23,1 a 32, o campeão foi Fernando Braga, de Bauru, vice-presidente Técnico da ABGS, com 38 pontos, três de vantagem sobre Jose Aparecido dos Santos, da Associação Esportiva São José, vice-campeão, com 35. O terceiro colocado foi Fernando Margarido, do Ipê Golf Club, com 33 pontos.

Nas cinco categorias por idade, Fabien Dupret, do Sapezal, somou 33 pontos para vencer entre os de 55 a 59 anos. Já na 60 a 65 anos, o campeão foi Romeu Massonetto, do Lago Azul, com 31 pontos. Na 66 a 70 anos, venceu Sérgio Araújo, do Arujá, com 32 pontos. Na 71 a 75 anos, o ganhador foi Sérgio del Porto, do Fazenda da Grama, com 31 pontos. E, finalmente, entre os de 76 anos ou mais, Yocito Fukuda, do Campinas Golf Center, venceu com 31 pontos.

Pré-seniores e feminino

Mesmo sem poder jogar a volta final, em casa, Emiliano Saran foi o campeão scratch pré-sênior (40 a 54 anos) com as 87 tacadas conquistadas no Ipê. Já nas categorias pré-seniores por handicap, André Cunha Simão deu mais um título ao Damha, ao vencer entre os de índex até 14, com 77 tacadas; e José Antônio Amaral Góes, do Imperial, foi o melhor na 14,1 a 32, com 30 pontos na modalidade stableford.

Entre as mulheres, a campeã scratch foi Ivanilde Dezan, do Fazenda da Grama, com 92 tacadas. Na categoria feminina com índex de 16,1 a 32, mais um título para o Fazenda da Grama, com Ângela Rappa Santos sendo campeã com 33 pontos. Houve ainda uma categoria única para convidados da ABGS, com até 32 de handicap, vencida por Dae Kun Park, do Guarapiranga, com 76 tacadas.

Próximos torneios

O calendário da ABGS prossegue dia 27 de abril com o 3º Torneio ABGS de Golfe Sênior da Quinta da Baroneza Golfe Clube, e com dois eventos em maio: o 5º Torneio de Aniversário da ABGS, dias 4 e 5, no Terravista Golf Club, em Trancoso, na Bahia; e com o 10º Torneio ABGS de Golfe Sênior da Associação Esportiva de São José, dia 18.

Em junho serão três concorridos torneios, dois deles estreando no calendário: o 10º Torneio ABGS do Fazenda da Grama Country & Golf Club, dia 1º, e o Torneio ABGS de Golfe Sênior Guariroba Golf Club, dia 15. O mês termina com mais um torneio de dois dias: dias 22 e 23, com o 23º Torneio ABGS do Clube de Golfe de Brasília.

Confira os resultados

Compartilhar
0 comentário

Posts relacionados

Deixe um comentário