Aberto do Guarujá começa com casa cheia / Foto: Thais Pastor/F2 Assessoria
Com a lotação máxima de 78 jogadores atingida com antecedência e uma fila de espera de 10 golfistas, o 36º Torneio Aberto do Guarujá Golf Club será aberto nesta quinta-feira, 16 de junho, feriado de Corpus Christi, com um coquetel para participantes e acompanhantes no hotel Sofitel Guarujá Jequitimar, vizinho ao clube, na Praia de Pernambuco. A competição válida para os rankings da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe) será disputada sexta-feira e sábado, dias 17 e 18 de junho.
A primeira rodada, sexta-feira, começa às 6 horas, com a abertura do café da manhã, seguida de hasteamento das bandeiras. As saídas estarão divididas em dois grupos, um a partir das 7 horas, e outro a partir das 11 horas. No sábado, segundo dia de jogos, será servido almoço, no Restaurante Cardoso, com bebidas incluídas e direito a um acompanhante. Após às 15 horas haverá a cerimônia de entrega de prêmios e a festa de encerramento
Dos 78 jogadores inscritos, 42 são golfistas visitantes, com destaque para o Poços de Caldas (MG), São Fernando, São Paulo e Sapezal, este encabeçado por Ademir Mazon, presidente da FPGolfe, que terão cinco jogadores cada, seguidos pelo Terras de São José e o vizinho Santos São Vicente, como quatro golfistas inscritos.
Clube
Localizado na Praia de Pernambuco, uma das mais belas do litoral paulista, Guarujá Golf Club tem um campo bonito e desafiador, construído há mais de 50 anos em meio à mata atlântica numa área de 250 mil metros quadrados, a 130 km da capital paulista. O percurso idealizado pelo arquiteto Duarte Nuno Sottomayor, tem 9 buracos e 11 greens, com diferentes chegadas nos dois buracos finais da segunda volta, com destaque para o green ilha do buraco 17. O percurso tem 6.310 jardas para os homens e 5.522 jardas para as mulheres, com par 71.
Os principais desafios do campo são seus fairways estreitos e os obstáculos naturais que exigem estratégia e precisão. Os lagos são um desafio à parte, com a água entrando em jogo em quase todos os buracos. Destaque ainda para a fauna, com pássaros, como garças e corujas em todo o campo, assim como diversas espécies de aves locais e migratórias e uma grande variedade de peixes nos lagos.
O Aberto do Guarujá volta a ter a supervisão e organização da FPGolfe. Os jogos serão disputados nas modalidades stroke play em 36 buracos, sendo 18 buracos por dia. Além da premiação aos vencedores, haverá também premiação especial para o Longest Drive, no buraco 18 e para o Nearest to the Pin nos buracos 2 e 17, masculino e feminino, sendo que nesses dois últimos haverá prêmios especiais para hole-in-one.