O 1º Torneio Interpolos de Golfe será realizado simultaneamente em cinco campos dos polos de desenvolvimento social no próximo sábado, dia 14 de agosto, a partir das 9h30, com a participação de 75 jovens golfistas.
O torneio é uma forma de integrar os jovens dos cinco polos que tem como meta a inclusão social através do golfe e que são desenvolvidos em quatro estados do país. O torneio reunirá 15 jovens de cada projeto, sendo 5 equipes de 3 golfistas, que vão jogar 9 buracos na modalidade scramble (*), sem handicap.
Os cinco polos formadores de golfe brasileiro são no Caxangá Golf & Country Club (PE), Clube Campestre de Livramento (RS), Coruja Golfe Clube (SP), Japeri Golfe Clube (RJ) e Santa Maria Golfe Clube (RS). Todos os projetos são mantidos com apoio do R&A, que destina uma verba anual para os projetos, e pela Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe). Ao todo, os projetos atendem atualmente 214 alunos, sendo 147 meninos e 67 meninas.
Serão premiados com medalhas de participação todos os integrantes, visando assim estimular a todos e ser bem inclusivo, além da importância de dividir a medalha alcançada com o caddie, instrutores e responsáveis pelo projeto. Cada jogador poderá escolher um aluno não classificado para ser seu caddie no torneio. O conceito é o de trazer espírito de solidariedade na função de caddie para os demais alunos não classificados, como extensão do jogador.
Além do início no mesmo horário, o 1º Torneio Interpolos de Golfe terá 9 buracos com distâncias pré-definidas para que a disputa seja igualitária. Serão 5 buracos de par 4 (300 a 350 jardas), 3 buracos de par 3 (100 a 150 jardas) e 1 buraco de par 5 (400 a 430 jardas).
Ao assinar o cartão, cada grupo deve escrever qual foi o grande aprendizado do torneio e depois dois representantes de cada polo, sendo 1 menina e 1 menino, serão escolhidos para lerem os aprendizados dos 5 grupos de seu polo no encerramento.
A relevância do acesso ao golfe na educação para a cidadania é a principal tacada no desenvolvimento dos jovens nestes cinco polos, cujas tacadas devem se estender para outros clubes e outros estados em todo o Brasil. No plano de todos os coordenadores dos cinco polos e da CBGolfe está a realização de um torneio presencial num só clube com todos estes jovens golfistas no próximo ano.