Home Notícias CBGolfe convoca atletas para a Copa Los Andes, em Santiago, no Chile

CBGolfe convoca atletas para a Copa Los Andes, em Santiago, no Chile

por redação

A Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe) divulgou a convocação das equipes que irão disputar a Copa Los Andes 2021 – 75° Campeonato Sul-Americano Amador por Equipes, tradicional torneio amador que será disputado entre os dias 24 e 27 de novembro, no Club de Golf Los Leones, em Santiago, no Chile.

A equipe feminina será formada pelas golfistas Beatriz Junqueira (RJ), Nina Rissi Miozzo (SP), Marina Nonaka (SP), Meilin Hoshino (SP) e Valentina Bosselmann (RJ).

Na equipe masculina, os golfistas Andrey Xavier (RS), Guilherme Grinberg (SP), Lucas Park (SP), Fred Biondi (SP) e Thomas Choi (SP).

A Capitã da equipe feminina será Gabriela Arantes e o Capitão da equipe masculina Roberto Gomez. O treinador Erik Andersson, e Osmar da Costa Sobrinho, presidente da Confederação Brasileira de Golfe, como delegado, completam a equipe brasileira.

No ano passado, a Federação Sul-Americana de Golf (FESGOLF) decidiu adiar a realização da Copa Los Andes 2020, que iria acontecer no Chile, por causa da pandemia do coronavírus. Os jogadores e integrantes das delegações deverão seguir todas as normas sanitárias do Chile, como apresentar comprovante de vacinação e realizar teste RT-PCR.

História – Em 7 de agosto de 1940, um ato da Associação Argentina de Golfe recebeu um convite da Associação Chilena de Golfe (antecessora da atual Federação) aos golfistas amadores argentinos, para participarem dos torneios a serem disputados em Viña del Mar e Santiago. Esses torneios incluíam a proposta de “uma competição amistosa entre torcedores dos dois países e com handicaps iguais”, que diante do ocorrido poderia ser considerada um embrião da futura Copa Los Andes.

A presença de golfistas de outros países fez com que o arquiteto Eduardo Costabal Zegers, membro da comissão que organizou estes torneios, refletisse sobre a possibilidade de se estabelecer uma competição mais profunda e ambiciosa. Assim, no início de 1942, lançou sua ideia: um campeonato sul-americano de golfe para jogadores amadores. Desta forma, em dois anos teve o primeiro torneio com duas seleções, em cinco anos já eram três e depois todos os países da região aderiram.

Uma das peculiaridades da Copa Los Andes, que perdura ao longo dos anos, é o seu sistema de jogo. A valorização do jogo por equipe, a modalidade é o match play e a competição através de 36 buracos diários combinam-se para dar ao torneio um carácter único.

Cada equipe enfrenta dois rivais diariamente, com por equipe pela manhã e individuais à tarde. Depois de quatro dias, cada representação nacional terá enfrentado os oito rivais desta forma. Este calendário é ideal para o confronto de nove equipes ao longo de quatro dias. Nesse sentido, foi um dos motivos que levou a Federação Sul-Americana de Golfe a estabelecer o sistema de rebaixamento, pelo qual o último classificado dos torneios masculino e feminino fica fora da próxima edição do Sul-Americano. Argumentou-se também que a competição se tornaria atrativa mesmo longe da briga pelo título, na busca pela fuga do rebaixamento.

Compartilhar

Posts relacionados

Deixe um comentário