Valery Plata, da Colômbia, venceu o primeiro torneio do Women´s Amateur Latin America (WALA), apresentado pela The R&A e pela Fundação ANNIKA, que terminou neste domingo, e disputado no no Pilar Golfe Club, em Buenos Aires, na Argentina.Valery Plata, da Colômbia, venceu o primeiro torneio do Women´s Amateur Latin America (WALA), apresentado pela The R&A e pela Fundação ANNIKA, que terminou neste domingo, e disputado no no Pilar Golfe Club, em Buenos Aires, na Argentina.
A colombiana Plata superou a compatriota María José Marin Negrete com uma disputa emocionante no Pilar Golf para terminar com um total de 276 tacadas (-12) e se tornar a primeira vencedora do Campeonato Amador Feminino da América Latina, com apenas uma tacada de diferença da vice-campeã.
A brasileira Nina Rissi terminou na 25 posição, entre as 58 melhores golfistas da américa latina.
A dupla colombiana dominou o campo e foram as únicas duas jogadores a quebrar o par em quatro rodadas do torneio. As argentinas, Valentina Rossi e Maria Cabanillas ficaram em terceiro e quarto lugar respectivamente.
Com sua vitória, Plata obteve isenções no AIG Women’s Open, no Amundi Evian Championship, no Women’s Amateur Championship e no Hilton Grand Vacations ANNIKA Invitational apresentado pela Rolex em 2022. Plata e Marin Negrete também receberão convites para o próximo Campeonato Sul-Americano Amador.
“Quero agradecer à The R&A e à ANNIKA Foundation por esta grande oportunidade que deram a todos os jogadores da nossa região. Jogar em uma major é um sonho para todo jovem jogador”, disse Plata.
O Women´s Amateur Latin America apresentado pela The R&A e ANNIKA Foundation tem como objetivo descobrir talentos emergentes e fornecer um caminho para as mulheres amadoras de elite da região rumo ao cenário internacional. A R&A lançou a Carta Women in Golf em 2018 e está empenhada em aumentar a participação das mulheres na modalidade.