O XVI Campeonato Sul-Americano Amador começou nesta quarta-feira, 12, no campo do Quito Tenis e Golf Club, no Equador, com a participação de 92 golfistas de 14 países. O torneio terá quatro rodadas e termina no sábado, dia 15 de janeiro. Após a primeira rodada, Meilin Hoshino é a melhor brasileira no primeiro dia da competição, na 10ª posição, com mais 4, 76 tacadas. Marina Nonaka e Beatriz Junqueira estão empatadas na 25ª posição, com mais 9, 81 tacadas.
O argentino Mateo Fernandez lidera com menos 4, 68 tacadas, seguido pelos venezuelanos Juan Yumar e Gerardo Alemany, ambos com menos 3, 69 tacadas. No feminino, a mexicana Maria José Martinez e a colombiana saíram na frente com menos 1, 71 tacadas.
Entre os homens, o melhor resultado foi de Victor André dos Santos, com mais 6, 78 tacadas, na 41ª posição. Renato da Silva Filho fechou com mais 9, 81 tacadas, na 50ª posição e Homero de Toledo, com mais 10, 82 tacadas, na 51ª posição.
Breno Rodrigues e Thomas Choi testaram positivo para Covid-19, antes de embarcarem para o Equador, e Maria Luiza Soares, no teste realizado no primeiro dia de treino, assim ficaram impossibilitados de participarem do torneio. Os três golfistas estão bem, com esquema vacinal completo e assintomáticos.
Completam a delegação do Brasil, o treinador Luiz Miyamura (PR), a treinadora assistente Nathalya Maschio (PR) e Osmar da Costa Sobrinho, presidente da Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe) e presidente da Federação Sul-Americana de Golfe (FSG).
A delegação brasileira participa do XVI Campeonato Sul-Americano Amador com o apoio da Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB), através de projetos com recursos da Lei das Loterias.