O Campeonato Bandeirantes de Golfe, segundo maior evento da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), abre, de sexta-feira a domingo desta semana, 24 a 26 de março, no Terras de São José Golfe Clube, em Itu, a série das grandes competições brasileiras de 2023 válidas para o ranking mundial amador de golfe (WAGR). O torneio Bandeirantes, que vale ainda para os rankings nacional e estadual, terá 53 jogadores scratches – 33 homens com handicap índex até 8,5 e 20 mulheres com índex até 16 – competindo em 54 buracos. Os demais golfistas (8,6 e 16,1 em diante) jogam apenas 36 buracos, no final de semana.
Quase todos os melhores brasileiros que não estão jogando no exterior estarão em campo, com destaque para os únicos quatro ex-campeões em campo: Alessandro Melle, da Academia Golf Range Campinas, e Valentina Bosselmann, do Itanhangá, que defendem os títulos ganhos, em 2022, no Ipê, e dois múltiplos campeões: Marcos Negrini, do Damha, que venceu em 2012, 2013 e 2014, e Lauren Grinberg, diretamente filiada à FPGolfe, a que tem quatro títulos conquistados em 2013, 2016, 2017 e 2019.
Masculino
Negrini entra em campo vindo de uma vitória na etapa do Gorila Tour, no Clube de Campo, na última semana, o que fez dele o terceiro melhor brasileiro do WAGR desta semana, Ele está poucas posições atrás de Andrey Xavier, do Belém Novo, segundo da lista e outro dos favoritos ao título, e de Fred Biondi, do melhor amador brasileiro da atualidade, que joga nos EUA e vai se profissionalizar no meio do ano.
Matheus Balestrin, do Porto Alegre Country Club, número 1 do ranking brasileiro, é outro destaque da semana e um dos três Top 5 do país em campo, ao lado de Negrini (2º) e Andrey (4º). Destaques ainda para mais dois Top 10 do ranking nacional: Wesley Bairros, de Livramento (8º) e Fernando Augusto Silva (9º), que é o número 2 de São Paulo, atrás apenas de Negrini, e vem de uma vitória estadual no Aberto do Anexo Golf.
Feminino
O destaque do torneio Bandeirantes feminino é Valentina Bosselmann, que além de defender o título é a número 1 do ranking nacional e a brasileira mais bem colocada do ranking mundial. Lauren não tem jogado regularmente, mas é sempre uma forte competidora. Outras cinco das Top 13 do Brasil também estão na lista de favoritas: Maria Eugênia Peres, do Campestre de Pelotas (2ª), Maria Luiza Soares, do Porto Alegre (6ª); Maria Eduarda Cheuiche, do Dunas (8ª); e Maria Eduarda Souza (11ª) e Gabriele Matos (13ª), do Arujá.
Cinco das juvenis Top 10 do Brasil também estão na lista: Isadora Fernal (4ª), de Poços de Caldas; Gavião (5ª), Peres (6ª), Ana Helena Cunha, de Londrina (8ª) e Cheuiche (9ª). O torneio está desfalcado dos melhores juvenis, que estão defendendo o Brasil no Sul-Americano, em Cochabamba: Marina Nonaka e João Bossetto, do Arujá; Guilherme Ziccardi, do Clube de Campo; Isabela Hammond, do Iguassu Falls; Martina Collares, do Porto Alegre; e Paco Casini, do Campo Olímpico.