O 53º Aberto do Clube de Campo de São Paulo – Faber-Castell começa nesta sexta-feira, 16 de junho, com a participação de 15 jogadores de elite do golfe brasileiro. Entre eles, seis têm handicaps índex positivos e todos apresentam handicaps índex inferiores a 3.
O torneio de 54 buracos, disputado até domingo, 18, conta com a participação de 38 homens com handicap índex até 8,5, que competem pelos rankings mundial amador de golfe (WAGR) e nacional. As categorias masculinas restantes e todas as categorias femininas jogam 36 buracos no final de semana e pontuam para os rankings da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe).
Marcos Negrini, do Damha, vencedor do torneio em 2017 e defensor do título conquistado em 2022, terá desafiadores como Thomas Choi, do São Paulo, atualmente residindo e competindo nos EUA pela NCAA. Choi perdeu o título de 2022 para Negrini no playoff emocionante.
Outro competidor a ser observado é Gui Grinberg, do Lago Azul, que conquistou o torneio em 2019, na última vez em que participou antes de se mudar para os EUA e competir na NCAA. Além disso, Pedro Miyata, do São Fernando, também estará presente no campo, tendo sido campeão aos 15 anos em 2012.
Destaques
No total, sete dos onze principais jogadores do ranking nacional estarão em ação, incluindo os quatro primeiros colocados. Um destaque especial é dado ao gaúcho Andrey Xavier, do Clube de Golfe de Brasília, atualmente ocupando o primeiro lugar no ranking nacional.
Ele recentemente conquistou o título do Aberto do Gávea e subiu para a 211ª posição no ranking mundial. Além disso, Andrey também foi vencedor do Aberto de Brasília em 2023 e alcançou a segunda colocação no Bandeirantes, no Sul-Brasileiro e no Aberto do Campo Olímpico.
Outros jogadores bem posicionados no ranking nacional também estarão em campo, como Marcos Negrini, ocupando a segunda posição no Brasil.
Neste ano, Negrini conquistou vitórias nos torneios do WAGR, incluindo o Bandeirantes e duas etapas do Gorila Tour, uma delas no Clube de Campo. Além dele, estarão presentes os gaúchos Matheus Balestrin, em terceiro lugar no ranking, que recentemente venceu o Aberto do PL e o Sul-Brasileiro, ambos do WAGR, e Wesley Bairros, em quarto lugar, que foi campeão do Aberto do RS em 2023 e vice-campeão no Extremo Sul e em Brasília.
Recordista
Roberto Gomez, de 55 anos, é o recordista de títulos no Aberto do Clube de Campo. Com 12 vitórias em seu clube, a última delas em 2013, Gomez está determinado a conquistar seu 13º título. Ele esteve muito próximo de alcançar essa marca em outras quatro ocasiões, incluindo em 2017, quando perdeu para Negrini no segundo buraco do desempate, e em 2019, quando Gui Grinberg conseguiu uma virada histórica sobre ele. Em 2018, Gomez ficou em terceiro lugar, atrás de Lucas Park e Gui. Vale ressaltar que o Aberto do Clube de Campo não foi realizado em 2016 e em 2020, devido à pandemia.
Mais destaques
Outros destaques da categoria masculina scratch são Jair Benke Junior, do Pine Hill, do Paraná; Bruno Meyer de Sá, do Campo Olímpico; Guilherme Candido, capitão do Clube de Campo; Rafael Benadiba, do São Fernando, mais um brasileiro que joga na NCAA, dos EUA; Rodolfo Fuganti, de Londrina; e Fernando Silva, do Campinas Golf Center, número 2 do ranking paulista, liderado por Negrini. Todos eles têm handicaps índex inferior a 3.
Na categoria masculina scratch, há outros jogadores em destaque no torneio. Jair Benke Junior, do Pine Hill, no Paraná, Bruno Meyer de Sá, do Campo Olímpico, Guilherme Candido, capitão do Clube de Campo, Rafael Benadiba, do São Fernando, que também compete na NCAA nos Estados Unidos, Rodolfo Fuganti, de Londrina, e Fernando Silva, do Campinas Golf Center, são alguns dos nomes a serem observados. Todos esses jogadores possuem handicaps índex inferiores a 3, demonstrando sua habilidade no golfe de alto nível.