Com a presença de 24 profissionais, que disputam uma bolsa de R$ 100 mil em prêmios, e de amadores de alto rendimento – homens de handicap índex até 8,5 e mulheres até 16 – competindo por pontos para o ranking mundial amador de golfe (WAGR), ranking nacional e ranking da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), começa a ser disputado nesta sexta-feira, 11 de novembro, o 49º Campeonato Aberto Masculino e Feminino do Guarapiranga Golf & Country Club.
O torneio prossegue no final de semana, dias 12 e 13, quando entram em campo também os amadores que competem em apenas 36 buracos, nas categorias masculinas com handicap índex de 8,6 a 14; de 14,1 a 19,4 e de 19,5 a 25,7; e feminina de 16,1 a 25,7, todas válidas para o ranking estadual. Ao todo, haverá 22 troféus em disputa para os amadores. Haverá café da manhã e almoço para os participantes nos três dias de competição. O evento termina domingo, dia 13, com a cerimônia de entrega de prêmios e sorteio de brindes aos jogadores presentes.
Masculino no Aberto do Guarapiranga
Estarão em campo muitos dos melhores e mais experientes profissionais do Brasil, incluindo Rodrigo Lee, Gustavo Teodoro, Ronaldo Francisco, Caio Barbosa, Herik Machado, Pedro Nagayama, Daniel Kenji Ishii e Odair Lima, entre muitos outros. Uma das boas novidades é que os profissionais irão jogar ao lado dos amadores desde o primeiro dia e emparceirados pelos resultados nas duas rodadas finais.
O campeão da competição amadora masculina vai ganhar o direito de entrar para o ranking mundial amador de golfe pela primeira vez, já que nenhum dos competidores encontra-se na lista que tem hoje apenas 30 brasileiros. Os jogadores de handicaps mais baixos e favoritos ao título são Enzo Lee e Pedro Miyata, do São Fernando; Fernando Silva, do Campinas Golf Center; Jocimario Souza, do Paraná; Matheus de Paula, do Damha; e Daniel Song e Natanael Yoo, que jogam em casa.
Feminino no Aberto do Guarapiranga
No feminino a favorita ao título é Marina Nonaka, do Arujá, a segunda brasileira mais bem colocada no ranking mundial e única em campo entre as 11 atletas do Brasil que estão hoje na lista das melhores do mundo. Qualquer outra que vença entrará para o WAGR, sendo que as jogadoras de handicap índex mais baixos depois de Marina são Raquel Shin e Catarina Park, do Guarapiranga, e Maria Eduarda Souza e Gabriele Rodrigues, do Arujá.
A Comissão de Honra do torneio tem Ademir Mazon e Seung Kook Choi. A comissão do Campeonato é formada por Mauro Batista (Diretor do Torneio), Lyn Ahn, Chung Wei Luang, Wellington Mendonça, Gilberto Arrigo, Maria Célia dos Anjos e Frank Cazabon . Os árbitros são Frank Cazabon e Mauro Batista.