Por Stella Basile, presidente da ABGF, sócia do São Fernando Golfe Clube/Fonte: CBGolfe
Uma associação de golfe criada por mulheres para mulheres com objetivo de incentivar e promover o golfe com aulas, clínicas, viagens, torneios e eventos sociais e principalmente dar apoio às golfistas interessadas em fortalecer o golfe no Brasil, pois sabemos que a atração e manutenção de praticantes é essencial para que o golfe cresça.
A adoração pelo esporte e o desejo de trabalhar com golfe, nos incentivou a fundar a Associação Brasileira de Golfe Feminino (ABGF), juntamente com Gabriela (conselheira fiscal) e Daniela Arantes (diretora), empresárias, preparadoras físicas oficiais da CBGolfe, da Academia Tiro certo Golfe que faz treinamentos e preparação física para golfistas com objetivo de fortalecer o esporte no Brasil. A data oficial da criação da ABGF é dia 19 de janeiro de 2022.
SAVE THE DATE
No dia 8 de março, Dia Internacional na Mulher, a associação terá seu torneio inaugural de forma virtual com participação de jogadoras do país inteiro, marcando o lançamento oficial da Associação Brasileira de Golfe Feminino (ABGF) . O torneio virtual possibilita que as jogadoras joguem em seus próprios clubes. O torneio seguirá todas as regras do golfe sempre com uma marcadora presente e os cartões serão entregues aos starters de cada clube e enviados para uma central onde será feita a apuração geral e as vencedoras serão anunciadas na redes sociais. Uma forma de nos conectarmos e competirmos de maneira remota.
No plano da associação de desenvolvimento do golfe feminino estão a realização de torneios, viagens, clínicas, aulas, encontros, dicas de golfe, apoio às golfistas iniciantes, preparação física específicas para golfistas, fisioterapia específica para golfistas e dicas de coach mental.
A participação feminina não é tão representativa como a masculina. Mas isso pode ser mudado, pois a própria história diz que haviam jogadoras de golfe em campos de golfe desde 1552, quando Mary Queen of Scots jogou. Mary foi uma pioneira, introduzindo o conceito de caddies, comissionando o St. Andrews Links (Escócia) e levando o esporte para a França.
A associação entende que a participação feminina possa fortalecer o esporte em um espaço onde as mulheres possam ter mais voz ativa e atrair novas praticantes. Afinal o objetivo é que o esporte seja cada vez mais divulgado e praticado no Brasil.
As Associadas terão vários benefícios como aulas virtuais semanais de preparação física e alongamento específicos para golfistas e descontos nos torneios, eventos e viagens realizados pela ABGF e green fees em campos parceiros.
Contamos com o apoio e participação de todas as golfistas do Brasil para o fortalecimento da Associação Brasileira de Golfe Feminino (ABGF).
No site da ABGF as mulheres podem se associar, no período de implantação da ABGF não será cobrada taxa de adesão. e também se inscrever para o torneio do dia 8 de março. Siga a ABGF nas redes sociais: @abgf.esp.br
“2022 já começa com muita agitação no golfe feminino. Além da retomada dos já consagrados circuitos femininos nas federações, Best Golf na Paranaense e Catarinense, Circuito Feminino na Rio-grandense, Taça Baton no Terras de São José, em Itu (SP), foi criada por iniciativa da golfista Stella Basile de São Paulo, a Associação Brasileira de Golfe Feminino visando uma maior interatividade de todas as golfistas de nosso país, com a realização de torneios, palestras, preparação física, entre outras atividades. A CBGolfe dá as boas-vindas e deseja sucesso à ABGF”, disse Rossana Renata Marini, Vice-presidente da Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe).
“Viva ao nascimento da Associação Brasileira de Golfe Feminino! Que felicidade é poder celebrar este marco histórico do golfe Brasileiro. Mulheres apaixonadas por esse esporte maravilhoso se unindo para fomentar mais e mais a difusão do golfe entre nós, meninas e mulheres.
Não tenho dúvida que quando a liderança do golfe em uma família vem da mulher, a tendência de criar novas gerações de golfistas aumenta. Quando a mulher joga golfe em sua família, a família naturalmente separa mais tempo para o esporte e assim atividade deixa de ser individual e vira coletiva.
Cresci no mundo do golfe no Brasil, observei as famílias que tinham a participação ativa da mãe, dando um espaço especial para a família, desfrutar uma atividade em conjunto no final de semana, aproveitando um a presença do outro, durante a caminhada no campo. Fora as mães, temos as mulheres que aproveitam seu tempo livre no golfe, criando seus laços de amizade e participando de competições neste esporte, que nos ensina tanto sobre nós mesmas e que nos faz almejar a nos tornarmos nossa melhor versão.
Não tenho dúvida que a ABGF irá impulsionar e fortalecer a liderança feminina no esporte, abrindo mais portas e aumentando o acesso as atuais golfistas e às gerações futuras no esporte que tanto amamos. Mais uma vez, viva a ABGF!”, declarou Victoria Lovelady, golfista profissional.