Mateo Fernandez de Oliveira, da Argentina, é o campeão do America Amateur Championship (LAAC) // Foto: LAAC 2023
O golfista Mateo Fernandez de Oliveira, da Argentina, é o campeão do America Amateur Championship (LAAC), realizado no Grand Reserve Golf Club, em Porto Rico, encerrado neste domingo, dia 15 de janeiro. O jovem argentino terminou as quatro rodadas com menos 23 e o vice-campeão, Luis Carrera, do México, com menos 19.
Fred Biondi fez a sua melhor volta do torneio neste domingo com menos 7, e terminou em sétimo lugar com menos 12. Marcos Negrini, no par do campo, ficou em 41º lugar, e Guilherme Grinberg, com mais 6, em 47º lugar.
Os brasileiros Andrey Xavier, Matheus Balestrin, Thomas Choi, Homero de Toledo e Lucas Park não jogaram as duas rodadas finais, pois não passaram o corte do 50 melhores e empatados, . O Latin America Amateur Championship (LACC) 2023 teve a participação de 108 golfistas de 28 países.
O campeão LAAC deste ano receberá um convite para competir no Torneio Masters de 2023 no Augusta National Golf Club e uma isenção no 151º Open no Royal Liverpool. O campeão também receberá uma isenção para o Campeonato Amador, o Campeonato Amador dos EUA e qualquer outro campeonato amador da USGA para o qual ele seja elegível, juntamente com uma isenção para os estágios finais de qualificação para o 123º US Open no The Los Angeles Country Club em Califórnia. Da mesma forma, o(s) segundo(s) colocado(s) receberá(ão) uma isenção nas fases finais de qualificação para o 151º Open e o 123º US Open.
O convite aos golfistas para o LAAC é feito em nome do Masters Tournament, The R&A e da United States Golf Association (USGA), pelo Comitê Executivo do Campeonato Amador da América Latina (LAAC), com base da classificação no ranking mundial amador (WAGR).
O Masters Tournament, The R&A e USGA anunciaram que a nona edição do LAAC será realizada no Panamá, no Santa María Golf Club na Cidade do Panamá, de 18 a 21 de janeiro de 2024.
A delegação brasileira participa do torneio com o apoio da Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB), através de projetos com recursos da Lei das Loterias.