A Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe) divulgou nesta quinta-feira o edital de abertura de inscrições para o projeto de auxílio aos golfistas profissionais para o próximo ano, visando a manutenção dos principais atletas da categoria e ao desenvolvimento dos novos profissionais. As inscrições se encerram no dia 18 de novembro e devem ser feitas pelo site da CBGolfe.
O grande desafio no momento é dar suporte, principalmente financeiro, para que os atuais atletas com potencial chance de obtenção de vaga nas competições do programa olímpico possam competir em busca, não apenas das vagas, como também de resultados expressivos e consistentes, ao mesmo tempo em que novos atletas sejam preparados para os ciclos seguintes. O planejamento da CBGolfe tem buscado alternativas de desenvolvimento contínuo e sustentável, iniciando com uma visão de curto prazo onde atletas que já estão em circuitos internacionais tenham possibilidade de classificação em competições de até dois ciclos olímpicos subsequentes.
Grupo Profissionais Nacionais
Na visão de longo prazo, o planejamento lança um olhar para jovens atletas que vêm se destacando na categoria amadora, estão na transição e início da categoria profissional, ou participando das competições do circuito nacional profissional com perspectiva para competir em três ciclos olímpicos futuros. Esses candidatos devem atuar em circuito profissional nacional.
Grupo Profissionais Internacionais
A participação dos atletas de golfe nos circuitos internacionais requer um alto dispêndio financeiro, tanto com a parte de preparação técnica (custeio de treinador, preparador físico, green fee, material esportivo),bem como com a participação em torneios dos circuitos internacionais que distribuem pontos para o ranking mundial (passagens aéreas, hospedagem, alimentação, inscrições, caddies), uma vez que os custos são em moeda estrangeira, normalmente dólar dos Estados Unidos ou Euro.
Por conta disso, a CBGolfe solicitará ao Comitê Olímpico do Brasil o recebimento de um valor bruto mensal, a título de bolsa aos atletas, por meio de projetos com recursos da Lei das Loterias, via COB, para o ano de 2023, visando auxiliá-los nas despesas de preparação técnica e participação em competições. Os atletas classificados por este edital terão seus nomes apresentados ao Comitê Olímpico do Brasil para aprovação final.
O objeto deste edital é prover 04 (quatro) bolsas denominadas “Auxílio-Atletas”, no valor bruto de R$ 6.000,00 (seis mil Reais) por mês para a ação Grupo Profissionais Internacionais e 03 (três) bolsas denominadas “Auxílio-Atletas”, no valor bruto de R$ 2.000,00 (dois mil Reais) por mês, para ação Grupo Profissionais Nacionais.
Inscrições
Para se candidatar ao auxílio é necessário ser brasileiro, nato ou naturalizado, ser jogador de golfe profissional e apresentar plano esportivo para o próximo ano, entre os critérios completos no edital das inscrições.
Clique aqui para ver o edital das inscrições.
Cronograma do processo seletivo
- Divulgação do processo e inscrições; 10/11/2022 a 18/11/2022
- Análise de inscrições e documentos: 22/11/2022 a 25/11/2022
- Resultado preliminar de classificação: 28/11/2022
- Período de recurso: 29/11/2022 a 30/11/2022
- Resposta aos recursos: 02/12/2022
- Resultado do processo seletivo: 05/12/2012
- Resultado final – previsão – após homologação do Comitê Olímpico do Brasil: 12/12/2022