A Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe) oficializou o cancelamento dos seus principais torneios nacionais amadores – o Campeonato Amador de Golfe do Brasil e o Campeonato Brasileiro Amador Pré-Juvenil e Juvenil, em 2020. A decisão foi tomada em razão da pandemia do coronavírus, da situação dos estados, que não seria equalitária, e da dificuldade para a vinda de jogadores de outros países da América do Sul, o que tiraria o brilho das disputas das Taças Mario Gonzalez e Elizabeth Nickhorn.
O Campeonato Amador de Golfe do Brasil é a mais importante e tradicional competição de amadores do calendário de golfe do Brasil e conta com a presença dos principais golfistas amadores brasileiros e de países latino-americanos, convidados. O evento vale para os Rankings Mundial (WAGR) e nacional. Além da disputa individual, desde 2008 é disputada a Taça Mario Gonzalez, por duplas masculinas de países, e desde 2019, a Taça Elizabeth Nickhorn, com duplas femininas representando os países.
Já o Campeonato Brasileiro Amador Pré-Juvenil e Juvenil de Golfe, também bastante tradicional no calendário nacional, é um dos principais torneios para menores de 18 anos na América do Sul, e é válido para o Ranking Nacional Amador e Ranking Mundial Amador.
Ambas as competições devem retornar ao calendário nacional em 2021, se as condições sanitárias permitirem.
Fonte: CBGolfe