Num dia de confrontos equilibrados, que só terminaram nos buracos 16 ou 17, o São Fernando Golf Club se valeu da vantagem de jogar em casa, neste domingo, dia 10 de dezembro, em Cotia, para vencer por 3 x 2, e sair na frente na decisão do título do 33º Interclubes Scratch Masculino do Estado de São Paulo – 2023. O jogo de volta, que define o título, será disputado no próximo domingo, 17, no São Paulo Golf Club, que ganhou o direito de decidir em casa por ter sido o campeão de 2022.
O equilíbrio entre os dois finalistas é tanto, que São Paulo e São Fernando venceram as quatro últimas edições do torneio e foram campeão ou vice nas oito edições disputadas desde 2013. Começando em 2015, os dois clubes estiveram juntos no pódio cinco vezes, com três vitórias do São Paulo (2015, 2019 e 2022) e duas do São Fernando (2021 e 2018). O torneio não foi jogado em 2020 por causa da pandemia e, em 2016 e 2017, o Damha foi campeão, nas duas vezes derrotando o São Paulo, que foi campeão ou vice nas sete últimas edições do torneio.
Vitória
O jogo de duplas Best Ball que abriu o confronto, foi vencido por Hélio Meirelles e Matheus Martinelli, do São Fernando, que se impuseram sobre Marcelo Gullo e Herbert Gauss, do São Paulo, por 3 & 2 (venciam por três buracos, restando dois a jogar). O São Fernando venceu também o primeiro dos quatro jogos individuais, com Leonardo Dale derrotando Tito Mantovanini, por 2 & 1.
O São Paulo descontou com Pedro da Costa Lima, o Pepê, que superou Alex Yugo Hirai, por 2 & 1. Mas coube a Felipe Shuter definir a vitória do São Fernando ao ganhar de Mariano Barreto, por 3 &2 . O segundo e último ponto do São Paulo foi feito por Felipe Almeida que ganhou de Alessandro Fabietti por 3 & 2. Três vitórias do São Fernando contra duas do São Paulo, placar de 3 x 2 para o time da casa.
Desempate
No caso de o São Paulo vencer o jogo de volta em casa, no próximo domingo, pela mesma contagem (3 x 2), igualando em 5 x 5 a soma dos dois jogos, o título será decido num playoff em Morte Súbita (Sudden Death) entre um jogador de cada time, definidos pelo capitão.