Marcos Negrini e Manoela Barcellos, campeões do Aberto do Estado do Rio de Janeiro // Foto: Leonardo Brasil (FGERJ)
Marcos Negrini e Manoela Barcellos venceram o 51° Campeonato Aberto do Estado do Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 20 de agosto, no Golfe Clube Aretê Búzios, em Armação dos Búzios.
Negrini, do Damha (SP), terminou o torneio com 222 tacadas (77/70/75) contra 226 do vice-campeão Andrey Xavier, do Clube de Brasília (DF), que fezvoltas de 71, 80 e 75 tacadas. A 3ª colocação ficou com Bruno Sá, do Campo Olímpico (RJ), com 235 tacadas (79/79 /77).
No feminino, Manoela Barcellos foi campeã com 240 tacadas. A representante da Quinta da Baroneza (SP) realizou parciais de 83, 75 e 82, seguida por Maria Eduarda Cheuiche, do Dunas Clube (RS), em 2° lugar, com 242 tacadas e voltas de 80, 81 e 81. Líder da véspera, Lauren Grinberg não completou a rodada.
Além das principais categorias, a edição contou com disputas por handicap índex. Na classificação masculina até 8,5, o título terminou com Bruno Sá, seguido por Vicente Jesus e Paco Casini. Entre os participantes de índex 8,6 a 14, vitória de Roberto Fernandes. Ademir Mazon, presidente da Federação Paulista, ficou no 2° lugar, e Eduardo Rocha completou o pódio na 3ª posição.
Já na categoria masculina de 14,1 a 22, Gerde Peixoto saiu vitorioso em Búzios. Rafael Vazquez e Joaquim Shephard terminaram em 2° e 3°, respectivamente. Por fim, Maitri Peychaux levou a melhor na disputa feminina por handicap, seguida por Maria Luiza Soares e Josefina Serrani.
Competição promovida pela Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro com maior nível técnico no ano, o 51º Aberto do Estado distribuiu pontos para o ranking mundial amador, além da classificação nacional e do ranking estadual.