Paul O’Doherty do SPGC vence Torneio ABGS do Guarujá / Foto: Thais Pastor/F2 Assessoria
Paul O’Doherty, do São Paulo Golf Club, jogou 77 tacadas, seis acima do par, para ser o campeão do 15º Torneio ABGS de Golfe Sênior do Guarujá Golf Club, válido também como primeira rodada do Interclubes Sênior de São Paulo, disputado na sexta-feira, 28 de janeiro, no bonito campo de nove buracos e 11 greens construído em meio à Mata Atlântica, na praia de Pernambuco, no litoral paulista. Esse foi o primeiro título de Paul desde o Torneio ABGS do Terravista Golf Course, disputado dias 6 e 7 de agosto de 2021, no Terravista Golf Course, em Trancoso, na Bahia.
A ameaça de temporais, previstos para o dia todo, mas que só caiu ao redor, não se concretizou e todos puderam terminar o jogo sem chuva. O campo, no entanto, estava pesado e mais longo para todos, encharcado pelas fortes chuvas da noite anterior. Também não estão mais em vigor na ABGS as regras especiais para Covid, que permitiam melhorar a bola um taco em todas as bancas.
Vitória no Torneio ABGS do Guarujá
Paul fez dois birdies em sua volta, uma em cada metade do campo, mas também um duplo bogey-5 no buraco 4 e outro duplo bogey-6 no buraco 14. O campeão jogou cinco acima na primeira metade do campo e apenas uma acima nos nove buracos finais, com direito a par no temido green-ilha no buraco 17.
Douglas Black, campeão do Torneio da Virada, que encerrou a temporada de 2021, no Damha, em São Carlos, saiu na frente ao jogar três acima de ida, mas se complicou ao marcar nove acima nos nove buracos finais, com um triplo-bogey-7 e dois duplos bogeys, incluindo outro 7, no buraco 18, que é jogado como par 5 na segunda metade do campo, com um green exclusivo. Como Paul ele também fez par (3) no green-ilha do 17 – outro green jogado apenas uma vez – para terminar com 83 tacadas.
Como em todos os torneios oficiais no Guarujá, a empresa de turismo Team Tours oferecia um incrível prêmio para quem fizesse hole-in-one no 17: uma viagem para duas pessoas, com aéreo incluído e três noites de hospedagem no Loi Suites Chapelco Hotel e dois green-fees no Chapelco Golf Club, perto de San Martin de Los Andes, na Patagônia argentina, o primeiro percurso desenhado por Jack Nicklaus e seu filho na América do Sul.
Handicaps
Ninguém ganhou o prêmio do 17, mas Michel Thó, de Goiânia, estreando como sênior, fez um birdie nesse buraco a caminho de terminar em quinto, com 90 tacadas. À sua frente terminaram ainda Shozo Karasawa, do Vista Verde, que fez um duplo bogey-5 no 17 para jogar 86; e Daniel Begnini de Ponta Grossa (PR), quarto colocado entre os seniores scratch, com 89.
Begnini foi ainda o campeão da categoria sênior com handicaps até 14, com 77 tacadas, seguido por Douglas Black, vice, com 78, e por Karasawa, que marcou 80 net. Na 14m1 a 23, Edson Lopes dos Santos, do Riacho Grande, venceu com 71 tacadas, o par do campo, seguido por Rodolfo Santos, do São Paulo, com 72, e por Marinus Donkers, do Clube de Golfe de Campinas, com 78.
Stableford
Na 23,1 a 32, jogada no sistema stableford, mais um título para o Riacho Grande, com Isaac Dayan vencendo com 36 pontos. Yocito Fukuda, do Campinas Golf Center, foi o vice com 35 pontos, seguido por Jose Aparecido dos Santos, da Associação Esportiva São José, com 30.
Também stableford foram as disputas por idades. Na 55 a 59 anos venceu Marcos Semensato, de Bauru, com 25 pontos. Na 60 a 65 anos o campeão foi Ramiro Yabumoto, do Arujá, com 27 pontos. Na 66 a 70 anos, mais um troféu para Bauru, com Fernando Braga, vice-presidente Técnico da ABGS, ganhando com 27 pontos. Na 71 a 75 anos o campeão foi Nelson Sussumi Sato, do Riacho Grande, com 27 pontos; e na 76 anos ou mais o título foi para Francisco Matarazzo, do São Francisco, com 28 pontos.
Mais premiados
Entre os pré-seniores destaque para os jogadores do Sapezal, de Indaiatuba, que levaram três títulos. Na scratch venceu Scott Baldwin, com 77 tacadas. Já entre os de handicap até 14, o campeão foi Rodrigo Carbonel, com 85; e na 14,1 a 23, ganhou Massao Kanesaki, com 70. Na 23,1 a 32 venceu Carlos Ramos, do Lago Azul, com 68 tacadas.
No feminino, Luciana Yabumoto, do Arujá, foi campeã entre as de handicap até 25, com 74 tacadas, enquanto Edna Karasawa, do Vista Verde, vencia na 25,1 a 32, com 30 pontos stableford.
Na categoria especial para convidados, Ronald Gunn, ex-VP Técnico da ABGS, há cinco anos morando nos EUA, aproveitou o mês de férias no Brasil para jogar em seu antigo campo e vencer com 73 tacadas, entre os de handicap até 14. Na categoria para convidados de 14,1 a 32, vitória de Boudewijn Deckers, do Clube de Campo, com 73 tacadas, seguido por Gilmar Gradela, do Guarujá, com 76.
Premiação
Como medida de prevenção à Covid, não houve entrega de prêmios, que serão retirados pelos ganhadores nos próximos eventos. O calendário da ABGS prossegue dias 17 e 18 de fevereiro, com o evento internacional Torneio ABGS da Garzon e com o Match Play Brasil X Uruguai, nos campos do Garzon e do Cantegril, ambos no Uruguai.
Os torneios nacionais serão retomados dia 9 de março com o 2º Torneio ABGS do Quinta da Baroneza Golf Club e segunda rodada do Interclubes SP 2022, em Bragança Paulista. Dias 24 e 25 de março haverá ainda o 20º Torneio ABGS de Brasília, no Clube de Golfe de Brasília.