Equipes de nove clubes paulistas disputama a primeira das três rodadas do Taça Escudo 2019 na terça-feira, 26 de março, no Fazenda da Grama Country & Golf Club, em Itupeva (SP).
Organizada pela Federação Paulista de Golfe (FPG), desde 1973, a Taça Escudo é um circuito feminino disputado entre clubes do Estado de São Paulo, o maior e um dos mais tradicionais eventos da modalidade no Brasil. A competição terá ainda mais duas etapas: dia 18 de junho, no Terras de São José Golfe Clube, em Itu (SP) e dia 24 de setembro, no São Fernando Golf Club, em Cotia (SP).
As etapas, na modalidade stroke play (soma da tacadas), com handicap (máximo 31), em categoria única. Quem somar menos tacadas nas três etapas será a equipe campeã;
Desempates – Em caso de empate na soma de tacadas das três rodadas, o clube vencedor será aquele que tiver a menor soma de resultados nas últimas duas etapas. Persistindo o empate, ganha quem jogou melhor na última etapa. Se ainda persistir o empate, valerá a soma dos últimos 9, 6, 3, 2 e 1 buracos das equipes empatadas. Se, ainda assim, não houver uma equipe vencedora, será jogado um play off, na modalidade morte súnita, entre as jogadoras que tiveram seus resultados válidos.
O Clube de Golfe de Campinas, que conquistou seus dois únicos título em 2016 e 2017, é outro dos destaques do campeonato, ao lado dos dois maiores ganhadores da Taça Escudo, com nove títulos cada: o São Fernando, que não vence desde 2004, e o PL Golf Clube, de Arujá (SP), único pentacampeão do torneio, com títulos consecutivos conquistados de 2011 a 2015. O Guarapiranga, que já tem seis títulos do torneio, tentará o bicampeonato.
Depois dele, os maiores ganhadores são Arujá (7 títulos), Clube de Campo (6) e Guarapiranga (6), e São Francisco, de Osasco (4), que não tem mais participado. Também participam equipes da Associação Esportiva São José, da Fazenda da Grama e do Terras de São José, todos em busca de seus primeiros títulos.
Fonte: Federação Paulista de Golfe