O Clube de Campo de São Paulo (foto) e o São Paulo Golf Club, com 294 tacadas cada, 10 acima do par, saíram na frente na disputa da Taça Escudo 2022, maior competição feminina do estado de São Paulo, que teve a primeira de suas três rodadas disputadas nesta terça-feira, 29 de março, no Guarapiranga Golf & Country Club.
As próximas rodadas serão dia 7 de junho, no Terras de São José Golfe Clube, em Itu (SP) e dia 13 de setembro, no PL Golf Clube, em Arujá (SP). A Taça Escudo, organizada pela Federação Paulista de Golfe (FPGolfe) desde 1973, realiza sua 47ª edição, depois de parar por dois anos por causa da pandemia.
A Taça Escudo é a maior competição feminina do estado de São Paulo e equivale ao interclubes paulista feminino por handicap índex. Todas as etapas são jogadas na modalidade stroke play com handicap, em categoria única. Cada clube pode inscrever de quatro a seis jogadoras por etapa, valendo os quatro melhores resultados de cada rodada. Quem somar menos tacadas no total das três etapas será a equipe campeã.
Liderança
O Clube de Campo teve como destaque Lúcia Guilger, a Barata, que voltou a competir depois de um longo período, para jogar 70 tacadas, uma abaixo do par, melhor resultado da equipe e quarto melhor da rodada. Beatriz Almeida, com 72; Stephanie Egger, com 74; e Adriana Marins, com 78, fizeram os outros resultados válidos. Sue Lacombe (79) e Vivian Golombek (80), completaram o time que tem como capitã Marilda Brasil.
Já na equipe do São Paulo, o destaque foi Maria Elisa Araújo, que jogou 69, duas abaixo do par e segundo melhor resultado da rodada. Também pontuaram Inez Sampaio e Maria Isabel Lati com 74 tacadas cada, e Suzy Fang, com 77. Completaram o time Stella Ying (79) e Renata Aleotti (87). A capitã é Maria Eugenia Pinto Lima.
Destaques
O Guarapiranga, que sediou a rodada, soube aproveitar a vantagem para terminar em terceiro lugar, com 297 (+13), apenas três tacadas atrás das líderes. Diana Kim e Bruna Lee, que jogaram 71 tacadas cada, o par do campo, foram as melhores do time que teve ainda Claudia Lee, com 75, e Silvia Kim, com 80, pontuando na rodada. Completaram o time Regina Jung (82) e Flávia Kim (83). A capitã é Daisy Chang In.
Apenas cinco das 73 participantes quebraram o par do campo, enquanto outras duas terminaram no par. O melhor resultado individual da rodada – 68 tacadas, 3 abaixo – foi de Lee Seung Ryun, do Clube de Golfe de Campinas, que somou 307 e empatou em quarto lugar com o São Fernando Golf Club. Além de Maria Elisa Araújo, Leticia Mont Serrat, do Club Athletico Paulistano, também jogou 69, segundo melhor resultado da rodada. Barata e Telma Mendes, do Fazenda da Grama, com 70 tacadas, foram as outras a quebrar o par do campo na rodada. Diana Kim e Bruna Lee jogaram 71.