Torneio da Virada ABGS // Foto: Thais Pastor/F2 Assessoria
A Associação Brasileira de Golfe Sênior (ABGS) comemorou o sucesso de sua temporada de 2023 com o Torneio da Virada 2023/2024 – 2ª Copa dos Presidentes, nesta quinta-feira, dia 7 de dezembro, no Damha Golf Club, em São Carlos. O torneio de confraternização reuniu, além dos sócios, presidentes de clubes e entidades parceiras.
Todos foram recebidos com um café da manhã e o dia terminou com a melhor festa do ano, com um DJ animando o almoço de confraternização, que teve churrasco gourmet oferecido pela Makker Churrasqueiras, Bar de Drinks da Cachaça Ituana, degustação de vinhos da Mercearia 3M, entrega de presentes e sorteios de dezenas de brindes, entre eles cestas de produtos gourmet ofertadas pela Saran Consulting.
Para esse evento, todos os participantes foram divididos em três grandes equipes: a Verde, capitaneada pelo anfitrião Constantino Ajimasto Jr., o Grego, presidente da ABGS; a Vermelha, comandada por Ademir Mazon, presidente da Federação Paulista de Golfe; e a Azul, encabeçada por Osmar da Costa Sobrinho, presidente da Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe). A FPGolfe é parceira de primeira hora da ABGS, com todos os torneios da entidade valendo para os rankings paulistas sênior e pré-sênior, enquanto a CBGolfe também apoia a ABGS e seus rankings nacionais para pré-seniores (40 a 54 anos), seniores (55 anos ou mais) e femininos.
Convidados
Além dos associados da ABGS, que foram distribuídos pelas equipes Verde, Vermelha e Azul, conforme suas colocações finais nos dez rankings do ano, de forma a equilibrar a disputa da melhor maneiras possível, os times receberam ainda o reforço de importantes convidados, incluindo os dirigentes de cinco dos clubes que receberam torneios da ABGS em 2023: Gerhard Schultz, presidente do Frade, de Angra dos Reis; Mario Augusto Lima e Silva, presidente do Fazenda da Grama Country & Golf Club, de Itupeva; Seizo Yano, presidente do PL Golf Club, de Arujá; Umberto Carvalho, presidente do Ipê Golf Club de Ribeirão Preto; e Lyn Ahn, capitão do Guarapiranga Golf & Country Club, da capital paulista.
Estiveram presentes no Torneio da Virada jogadores de 28 clubes de cinco estados brasileiros – São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Goiás, além do Distrito Federal. O jogo, que teve saídas simultâneas às 9 horas, num dia de muito sol e temperaturas passando dos 30º C, precisou ser interrompido no finalzinho por causa da ameaça de raios. Felizmente, quando a tempestade de verão chegou forte e com vento, todos já estavam na sede desfrutando da festa.
Resultados
O time campeão foi o Vermelho, que somou 102 pontos, considerada a pontuação de cada jogador dentro da classificação de sua categoria de handicap. Ademir Mazon, comandante da equipe, foi o que mais contribuiu, com 15 pontos, seguido por Almir Oliveira, do Damha; Henry Munhoz, do Riacho Grande; e Umberto Carvalho, do Ipê, com 12 pontos cada; e Fábio Gonçalves, do Paradise; Ivone Namikawa, do Ponta Grossa; e Arlindo Brun, do Graciosa, com 9 pontos cada.
A equipe Azul, do capitão Osmar da Costa Sobrinho, do Clube de Campo, ficou em segundo, com 84 pontos, com destaque para dois jogadores: o supersênior Yocito Fukuda, do Campinas Golf Center, e André Simão, do Damha, que contribuíram com 15 pontos cada. Nestor Casado, da Fazenda Santo Antônio, somou 12 pontos, enquanto José Góes, do Imperial, e Luiz Fernando Sardinha, da Fazenda São João da Boa Vista, marcaram 9 pontos cada, seguidos por Frank Wisbrun, do São Paulo GC, com 7 pontos.
O time anfitrião, da ABGS, o Verde, encabeçado por Grego, terceira colocada com 68 pontos, teve duas mulheres do Damha em destaque: Egle Maria Bonicelli, que ao lado de José Carlos Villela, do São Paulo, foram o que mais pontuaram (15 pontos cada); e Marisa Tombini Machado, com 12 pontos. Marcelo Cozac, do São Paulo Futebol Clube, e Cassio Haddad, do Ipê, vieram a seguir, com 7 pontos cada, seguidos pelo escocês Douglas Black, o Doug, do Sapezal, que comemorou o título de campeão scratch sênior do ranking da 2023 vestido a caráter, com um kilt, saia na altura do joelho originada no traje tradicional de homens e meninos gaélicos nas Terras Altas escocesas.