Clube de Golfe de Campinas sai na frente no Interclubes por Hcp de SP // Foto: Thais Pastor
Comandado por João Tomazeli, campeão individual da etapa com 68 tacadas, quatro abaixo do par, e por Francisco Fonseca, que jogou 72, o Clube de Golfe de Campinas saiu na frente no 21º Interclubes com Handicap Índex Masculino do Estado de São Paulo, ao vencer, com 140 tacadas, a primeira rodada da fase de classificação da competição, nesta quarta-feira, 15 de março, no PL Golf Club, em Arujá. A equipe que defende os títulos conquistados em 2021 e 2022 (venceu ainda em 2010) foi completada por Denis Cho (75) e Luiz Fernando da Silva (76), o capitão do time, que não pontuaram nesta etapa.
O Interclubes por Hcp de SP, que já era a maior competição de golfe do Brasil em número de jogadores envolvidos e em duração, ficou ainda maior em 2023 com a inscrição de 22 clubes, número que vem crescendo desde 2019, quando reuniu o evento apenas 16 times. Devido às fortes chuvas da semana, não foi utilizado, como previsto, o campo Glory do PL, que fica numa área baixa, com muitos lagos, sendo substituído pelo Panzy, jogado juntamente com o Lily. Cada um deles tem nove buracos e par 36. Houve ainda lie melhorado de até um taco, na Área Geral.
Cortes no Handicap
Outra novidade do Interclubes de 2023 é que passou a valer o menor valor entre o handicap oficial do jogador e o handicap que teria consideradas apenas as voltas em competições. Com isso, cerca de 10% dos participantes jogaram com handicaps menores do que o oficial, com descontos de 4 tacadas (2 jogadores), 3 tacadas (6), 2 tacadas (8) e 1 tacada os demais.
A medida elogiada pela grande maioria se mostrou eficiente pois apesar do lie melhorado e de ter sido usado o Panzy, campo teoricamente mais fácil do que o Lily, apenas quatro do 82 golfistas terminaram abaixo do par. Outros quatro terminaram no par do campo. Este ano começou ainda a exigência de que os jogadores tenham no cálculo de seu handicap ao menos quatro cartões de seu clube. No caso de golfistas de clubes sem campo, os quatro cartões devem corresponder ao campo designado para mandar seus jogos no Interclubes.
Mais destaques
Além do Clube de Golfe de Campinas, outro destaque foi o Riacho Grande, que foi o vice-campeão da etapa, com as 144 tacadas somadas com Joel Dantas Junior (72) e Henry Munhoz (72). Givaldo Bento (76) e José da Silva Almeida (77), completaram o time. Em terceiro, com 146, ficou o Portal Japy, que pontuou com Francisco Maia (71), e Edson Luiz dos Santos (75). Também jogaram Flavio Cabral Costa (76) e Cristiano Rodrigues (83).
Entre as boas novidades está o retorno do Imperial, campeão dos Interclubes de 2019 e 2020, mas que não competiu nos dois anos seguintes. O time estreou com um quarto lugar, com as 147 tacadas, conquistadas com os resultados de Renan Francisco da Silva (70) e do capitão Robson Segalla (77). Tancredo Cecato também jogou 77 e Wellington Aderaldo (79) completou o time.
Reestreia
Outro time que voltou ao interclubes, depois de sete anos, foi o Ipê Golf Club, de Ribeirão Preto. Apesar da grande distância para a capital paulista (330 km), o capitão Roberto Haddad conseguiu motivar um grupo de jogadores a acompanhá-lo nessas competições. Haddad (74) e Valdemir Prado (78) foram os melhores do time que teve ainda Caio Affonso Junqueira Filho (80) e Claudio Cardoso Moraes (87).
O Ipê empatou em nono lugar com mais dois times, mas, nos critério de desempate (o melhor primeiro e o melhor segundo, se necessário, resultados descartados), terminou em 11º e não pontuou, ficando atrás do Guarapiranga, que levou os pontos de nono lugar, e do Anexo, 10º colocado. O Vista Verde não conseguiu mandar uma equipe para essa etapa, mas poderá jogar normalmente nas próximas.
Individual
Além da equipe campeã, foram premiados ainda os dois melhores resultados individuais da etapa. O campeão foi João Tomazeli, com 68 (-4), e Renan Francisco da Silva, do Imperial, levou o troféu de segundo lugar, com 70 tacadas, ao superar Adson Souza, do Terras de São José, que também jogou duas abaixo, nos critérios de desempate. Francisco Maia, do Japy (71) fez o quarto e último resultado abaixo do par.
Quatro jogadores empataram em quinto, com 72, o par do campo: Joel Dantas Júnior e Henry Munhoz, do Riacho Grande; Francisco Fonseca, do CG Campinas; e Ramiro Yabumoto, do Arujá. Clovis Salioni Junior, do São Fernando, ficou em nono, com 73. Completaram os Top 10, com 74 tacadas, Luis Mello, do Anexo; Marcelo Lourenção, do Sapezal; Sérgio Dhelomme, do São Francisco; e Roberto Haddad, do Ipê.
A segunda etapa da fase de classificação do Interclubes por handicap de São Paulo será jogada dia 14 de março, excepcionalmente uma terça-feira, no São Paulo Golf Club.