Home Colunas Erik Andersson – O mais importante é o bem estar do atleta

Erik Andersson – O mais importante é o bem estar do atleta

por redação
*Por Erik Andersson, coach nacional da CBGolfe

Este período de pandemia que estamos passando desde março de 2020 não está sendo fácil para os nossos atletas de alto rendimento, tanto os juvenis, amadores e profissionais. Estamos com atletas espalhados pelo mundo com condições diferentes relacionadas a treinos e torneios.

O planejamento feito pela equipe técnica da CBGolfe 2020/2021 realmente foi bem afetado pela pandemia, torneios nacionais e internacionais cancelados ou adiados, training camp e cursos de capacitação presenciais para atletas e coaches também cancelados. Todos tiveram que reajustar seus treinos e a programação de torneios.

A parte técnica dos atletas ficou comprometida, especialmente para os atletas no Brasil, com seus treinos limitados. Alguns conseguiram continuar jogando e treinando, mas muitos ficaram sem poder jogar ou frequentar seus locais de treino. Treinos foram adaptados de várias maneiras.

Atletas que estavam fora, por exemplo nos Estados Unidos, também conseguiram treinar mais, onde muitos campos ficaram abertos durante a pandemia. Com torneios cancelados no primeiro semestre de 2020, a vantagem desses atletas que conseguiram continuar treinando foi que aproveitaram o espaço sem torneios para ajustar detalhes na técnica do swing.

O departamento técnico junto com a equipe multidisciplinar tem focado muito no bem estar dos atletas. O trabalho feito pela equipe do Tiro Certo na parte física e do coach mental Roberto Gomez tem sido fundamental para os atletas neste momento difícil que estamos passando.

Na parte física, a equipe do Tiro Certo conseguiu readaptar os treinos dos atletas de acordo com a disponibilidade de cada um, tanto no brasil como no exterior, assim conseguindo manter a saúde física dos atletas.  Na parte mental, Roberto Gomez tem feito um belo trabalho de manter os atletas focados e motivados com atendimento por chamada de vídeo. Esse trabalho físico e mental com os atletas tem sido muito importante para que eles estejam preparados assim que a maioria dos torneios voltarem a acontecer.

Alguns torneios aconteceram no Brasil e no exterior, e vimos bons resultados dos nossos atletas.  Esse trabalho físico e mental leva o atleta a desenvolver melhor a sua técnica no seu retorno aos campos.  Leva o atleta a focar no presente e gastar a sua energia e tempo no que está em seu controle. Muito fácil nesta situação focar em situações que não temos controle.

Na volta as competições, importantíssimo não pensar no resultado, manter a expectativa baixa e aos poucos voltar a sentir de novo ambiente de competição.  Todo trabalho que foi feito e está sendo feito fora do campo vai ter o seu retorno em campo na hora certa!

Para finalizar em nome da nossa equipe técnica gostaria de deixar alguns pontos chaves da nossa filosofia: treinamos seres humanos que são atletas, resultados vem depois, o mais importante é o bem estar do atleta, ter um bom diálogo com o atleta e preparar o atleta para a vida!

* Erik Andersson é coach nacional da CBGolfe
Compartilhar

Posts relacionados

Deixe um comentário